22/10/2018
IMED encerra turma de Pós-MBA em Gestão Estratégica de TI

Por: Liliana Crivello

A IMED encerra no sábado (20), o Pós-MBA em Gestão Estratégica de TI na modalidade in company com o Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação do Sul do Brasil – GTISUL.

O curso aconteceu em Passo Fundo com a duração de 12 meses, distribuídos em 12 módulos, em um total de 144 horas aula.

De acordo com o coordenador do curso, Alessandro Becker, a pós-graduação apresentou aos gestores de TI uma visão abrangente das principais ferramentas de gestão, com o objetivo de capacita-los para o diálogo com as áreas de negócio e alta direção das empresas. “O Pós-MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação atende a necessidade de alta performance para os Gestores de TI visando agregar valor ao negócio, pois a importância estratégica desta área para os negócios é crescente. O mesmo promove a compreensão mais ampla do mercado, do ambiente econômico, das questões legais e institucionais, do ambiente de negócios, da TI e seus usos e do desenvolvimento de habilidades pessoais de liderança e relacionamento no ambiente organizacional”, aponta Becker.

Conforme o presidente do GTISUL, Artur Wendling a especialização foi um desafio superado. “O espírito com que tratamos o GTISUL é o de assumir desafios e propor coisas que no nosso dia a dia não faríamos. Portanto ajudar a montar uma ementa e fazer com que ela fosse aplicada é o bonito da história. Demonstrar que quando temos objetivos determinados e bem construídos, conseguimos entregar o que nos propomos. Este é o grande mérito que temos no GTISUL”, esclarece Wendling.

Para o presidente do conselho do GTISUL, Gabriel Prestes o curso atingiu seu objetivo inicial. “Nossa intenção ao iniciar o curso, era tirar um pouco o foco da empresa e colocar este foco no gestor, por isso discutimos em fazer um MBA, pós MBA, algo que agregasse na nossa formação, e deu muito certo. Foi uma construção coletiva, onde pudemos participar inclusive da construção da ementa, da escolha das disciplinas e dos professores para atender nossas necessidades. Finalizando este processo podemos perceber a importância de temas que tratam de estratégias presentes no nosso dia a dia e para carreira de TI ela é fundamental”, frisa Prestes.

Segundo o coordenador do Curso de Ciência da Computação, Me. Marcos Roberto dos Santos, o foco foi em levar para a sala de aula experiências que apoiem uma gestão da tecnologia da informação eficaz. “Sabemos quais são as demandas da área de tecnologia, porém quando se fala de gestão de tecnologia, que é o papel que todos os participantes desta Pós-graduação exercem nas empresas, não tão simples assim, pois envolve, além da tecnologia, gestão de pessoas, gestão empresarial, e que é algo muito mais complexo. Considero esta turma na ponta de uma pirâmide, e para a IMED foi um desafio também poder cumprir com este projeto”, declara Santos.

A execução do curso se deu através de aulas expositivas e interativas ministradas pelos professores, exercícios práticos e exercícios realizados pelos alunos.

O Grupo

O Grupo de Gestores de TI do Sul do Brasil – GTISUL é formado por Gestores de TI de empresas de médio e grande porte, oriundos de mais de 30 cidades da região Norte e Serra do Rio Grande do Sul e Oeste catarinense e tem como principal objetivo de fortalecer as relações e promover o desenvolvimento profissional entre gestores de TI e sociedade e a visão de ser referência no sul do Brasil em promover a gestão estratégica até 2024.

O grupo representa o desenvolvimento profissional do gestor de TI, o incentivo à criação de grupos de benchmarking em outras áreas de negócios e o desenvolvimento do mercado de Tecnologia da Informação na região.

Foto: Liliana Crivello/IMED

Alunos descrevem o quão a especialização agregou em suas profissões.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.