ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

A construção da área de concentração Odontologia, com definições conceituais claras, bem como a consistência e unicidade da proposta do curso e, fundamentalmente, aderência à produção de seu corpo docente, expressa a vocação inicial da equipe de pesquisadores e indica claramente os contornos gerais da proposta e sua necessária articulação orgânica com as Linhas de Pesquisas, disciplinas e projetos de pesquisas.

O Programa está baseado na interação entre uma área predominantemente técnica e laboratorial com a sua aplicação clínica. O grande desafio proposto neste Programa está baseado em sua relação com o mundo fora do ambiente acadêmico, relacionado ao comportamento clínico dos materiais odontológicos, através da realização de estudos com diferentes desenhos metodológicos.

Pretende-se, através da formação de novos mestres, diminuir a dicotomia existente entre o conhecimento teórico e a prática, proporcionando uma dinâmica única, nova e que ofereça autonomia ao mestre formado. Assim, as duas Linhas de Pesquisa que suportam esse Programa visam proporcionar avanço técnico científico e inovação valorizando a produção e a atividade de pesquisa no contexto de uma abordagem ampla das várias etapas da produção de Biomateriais odontológicos que envolvem desde a sua síntese, a sua caracterização e aplicação clínica e laboratorial, produzindo conhecimento acerca do comportamento dos Biomateriais odontológicos para a evolução da ciência e melhoria da saúde dos pacientes; desenvolvimento de novos materiais voltados para o uso em Odontologia; bem como a possibilidade de complementar a formação de profissionais para atuarem na prestação de consultoria junto às indústrias e/ou laboratórios de produção e desenvolvimento de Biomateriais odontológicos.

Destaca-se que dois docentes participam estrategicamente em duas Linhas de Pesquisa, atuando conjuntamente em projetos e em disciplinas, visando à inter-relação das Linhas de Pesquisa com os projetos de pesquisa e com as disciplinas do curso.

Linha de Pesquisa I: Propriedades físicas, químicas e biológicas dos materiais odontológicos e estruturas dentárias.

Visa avaliar o efeito das diferentes propriedades físicas e biológicas dos biomateriais odontológicos no desempenho de procedimentos restauradores diretos e indiretos. Envolve o estudo das características estruturais e funcionais dos tecidos dentais, bem como sua relação com os diversos procedimentos clínicos, aplicando métodos microscópicos, histológicos, bioquímicos, microbiológicos e ensaios mecânicos em geral, bem como o desenvolvimento, caracterização e controle de materiais experimentais e comerciais.

Linha de Pesquisa II: Fatores ambientais, psicossociais, sistêmicos e locais em diferentes desfechos odontológicos.

Tem como objetivo estudar e pesquisar fatores que podem influenciar os diferentes desfechos em Odontologia relacionados às condições individuais ou coletivas, clínicas e terapêuticas, identificando fatores de risco biológicos e não biológicos; avaliando/desenvolvendo ferramentas para obtenção de dados; e avaliando técnicas ou terapias em odontologia, por meio de estudos com desenhos observacionais ou experimentais, descritivos e analíticos. Fundamenta-se em uma base consistente em estatística utilizando testes tradicionais e contemporâneos, como modelos de regressão em multinível, modelos de equações estruturais, uso da fórmula-g e modelos estruturais marginais, a fim de conhecer a verdadeira inter-relação entre os fatores atuantes no processo saúde-doença, adotando os melhores modelos para aumentar a inferência causal nos diferentes desfechos em odontologia avaliados.

Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.