NOTÍCIAS

25/06/2021
Por que o curso de Odontologia da IMED é um dos melhores do Rio Grande do Sul?

Por: Daniel Santos

() comentários

Na IMED, o ciclo de ensino da Odontologia é completo, área em que a instituição já desponta como referência por meio dos seus cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado

 

Existem várias razões que podem levar uma pessoa a escolher uma determinada profissão: admiração ou afinidade, sonho a ser realizado ou o salário e a carreira do profissional, por exemplo.

“No curso de Odontologia, as técnicas modernas são aliadas às propostas dos novos materiais que vão ser utilizadas no futuro. Ou seja, o profissional formado pela IMED vai ter a possibilidade de atuar no mercado de hoje, mas com conhecimento necessário para tratamentos e procedimentos que surgirão nos próximos anos, e isso envolve diversos fatores, como o conhecimento técnico, habilidades motoras e, principalmente, o uso de novas tecnologias para oferecer o melhor atendimento aos pacientes”, ressalta o vice-presidente acadêmico da IMED, William Zanella.

 

"O profissional formado pela IMED vai ter a possibilidade de atuar no mercado de hoje, mas com conhecimento necessário para tratamentos e procedimentos que surgirão nos próximos anos", William Zanella - vice-presidente acadêmico da IMED. 

 

A especialista em Dentística Restauradora, mestre em Odontologia e coordenadora do curso de Odontologia da IMED, professora Joseane Calza, comenta que o curso capacita para diagnosticar e atender pacientes com problemas e alterações que afetam qualquer parte da estrutura mandibular, como dentes, gengivas e o sistema muscular nervoso. Além disso, as aulas são focadas na atuação do profissional do futuro. “Desenvolvemos todas as habilidades técnicas em nossos alunos e comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho. Nossa ampla estrutura possui equipamentos de alta tecnologia e é pensada para que os estudantes, literalmente, ‘coloquem a mão na massa’ por meio de aulas práticas que possuem uma carga horária expandida”, relata.

 

“Desenvolvemos todas as habilidades técnicas em nossos alunos e comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho',  Joseane Calza - coordenadora do curso de Odontologia da IMED Campus Passo Fundo 

 

Se você possui interesse em fazer Odontologia, seja qual for a razão que o leve a pensar sobre isso, conheça neste conteúdo alguns motivos para seguir essa carreira. Mas antes, uma curiosidade: Na IMED o ciclo de ensino da Odontologia é completo, área em que a instituição já desponta como referência por meio dos seus cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado.

 

  • Curso reconhecido com conceito 4 pelo MEC numa escala que vai de 1 a 5. 

  • O curso de Odontologia, com sua proposta inovadora, oportuniza a formação de um profissional qualificado, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde bucal do indivíduo, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional.

  • Professores engajados na excelência da formação profissional, nos quais os procedimentos clínicos realizados pelos alunos nas clínicas seguem uma ordem de complexidade, proporcionando ao aluno uma visão holística do paciente. 

  • O profissional formado no curso de Odontologia da IMED aprenderá a compreender o processo saúde-doença para contribuir com as melhorias das condições bucais da população.

 

O curso conta com clínicas modernas e equipadas, para proporcionar o desenvolvimento profissional dentro do contexto tecnológico e de habilidades alinhadas ao futuro do mercado de trabalho.  “O curso de Odontologia da IMED está crescendo, avançando no currículo e cada vez temos mais disciplinas de atendimento ao público. Com a clínica 2, poderemos ampliar nossa capacidade de atendimento clínico, oferecendo ainda mais oportunidades de aprendizado aos alunos”, observa a coordenadora da Graduação em Odontologia no campus Porto Alegre, professora Helena Carracho.

 

"O curso de Odontologia da IMED está crescendo, avançando no currículo e cada vez temos mais disciplinas de atendimento ao público", Helana Carracho - coordenadora do curso de Odontologia do campus Porto Alegre da IMED

 

 

Dentista do futuro

 

O especialista, Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) Rodrigo Beltrão, coordenador de pós-graduação lato sensu e educação continuada da IMED, prevê que o fluxo digital vai fazer cada vez mais parte da rotina. “Os dentistas de sucesso estarão cada vez mais envolvidos na gestão das clínicas, planejamento dos casos e coordenação das equipes multidisciplinares. É claro que dentistas habilidosos e criativos sempre terão espaço, mas cada vez mais deverão ter suas skills de gestão e inovação incentivadas”, aponta. 

 

Para o especialista, Mestre e Doutor em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) Rodrigo Beltrão, coordenador de pós-graduação lato sensu e educação continuada da IMED, o fluxo digital vai fazer cada vez mais parte da rotina dos consultórios odontológicos. 

 

Ações necessárias para se tornar um dentista do futuro vão além de simplesmente dominar a tecnologia associada à Odontologia Digital, mas, principalmente, o foco no planejamento dos casos, e no desenvolvimento de competências de gestão pessoal e financeira. “O dentista do futuro tem que sair da faculdade com seus objetivos profissionais definidos, assim como as etapas que devem ser cumpridas para chegar ao sucesso. A Odontologia do ‘primeiro me formo e depois deixo a vida me levar para ver o que fazer’ acabou! Cada vez mais, a gestão de carreira será uma necessidade imediata dos futuros odontólogos, que deverão ter habilidades de comunicação, comportamento, inovação e empreendedorismo desenvolvidas em sua formação acadêmica”, orienta o professor Rodrigo.

 

E é justamente com esse entendimento que a IMED prepara seus profissionais.  

CLIQUE AQUI para saber mais sobre como se preparar para se tornar um dentista do futuro

 

Formei, e agora?

 

Com tratamentos cada vez mais aliados à tecnologia, precisos e eficazes, tanto para saúde quanto para estética bucal, a Odontologia constitui uma área promissora para quem busca ter sucesso. É o momento perfeito para quem almeja empreender. Tratar de questões empresariais pode ser uma novidade para muitos profissionais da saúde. Na IMED, os estudantes são estimulados para desenvolver essa visão para o futuro e aproveitar todas as oportunidades para alcançar o sucesso profissional.

 

CLIQUE AQUI para saber mais sobre como empreender na Odontologia

 

Estudantes da IMED têm a oportunidade de passar pelo ciclo completo do estudo de Odontologia.  Com amplo portfólio de cursos de educação continuada e especializações, que envolve áreas de dentística, prótese, harmonização orofacial e odontologia digital, os estudantes podem se desenvolver profissionalmente também no Mestrado e Doutorado 4.0. 

CLIQUE AQUI  para conhecer o Programa de Pós-graduação em Odontologia da IMED. 

 

Centro de Tecnologia e Inovação em Odontologia

 

Para possibilitar aos acadêmicos o desenvolvimento profissional em todos os estágios do aprendizado do fluxo digital em odontologia, o Centro de Tecnologia e Inovação em Odontologia nasceu de uma parceria entre IMED e CDI - Centro de Diagnóstico por Imagem em Odontologia, na perspectiva de criar um ambiente dentro da clínica, que permitisse uma imersão dentro do fluxo digital de odontologia aos alunos de Graduação e Pós-Graduação. Estarão à disposição equipamentos e tecnologias como tomógrafo cone bean digital, raio X panorâmico digital, raio X periapical digital, impressora 3D para uso odontológico, scanner intraoral e software para planejamento 3D. 

Os estudantes recebem o treinamento para manuseio e aplicação de tecnologias nos tratamentos dos seus pacientes, utilizando os fluxos digitais dentro da clínica, nas etapas mais avançadas do curso de graduação e também na pós-graduação. 

 

Perguntas frequentes no início da graduação 

 

Quanto custa montar uma clínica odontológica?

O SEBRAE considera que para abrir uma clínica de pequeno porte, será necessário o investimento de R$ 65 mil a R$ 100 mil. Esse valor será para custear gastos de móveis, equipamentos e instrumentos. O cálculo feito pela instituição é baseado em valores de materiais novos e nos preços de uma cidade de médio porte.

Porém, tudo vai depender da análise prévia e do tipo de negócio no qual o profissional pretender investir. Hoje, é muito comum dentistas trabalharem em vários locais e dividir as despesas com o objetivo de melhorar o lucro e/ou produtividade, assim como, a montagem de uma clínica em sociedade para conseguir agregar mais tecnologia, equipamentos diferenciados e diferenciais para se posicionar no mercado.

 

Quais são os primeiros instrumentais e/ou equipamentos que preciso ter?

Os instrumentais necessários para o início da profissão são todos adquiridos durante o curso da graduação pois, durante os laboratórios e atendimentos clínicos os alunos são ensinados como devem usar os instrumentais e materiais de acordo com a necessidade de cada tratamento.

Durante os cursos de educação continuada e pós-graduação os materiais adquiridos são focados para o atendimento da área escolhida.

Após o término da graduação o aluno precisa ter em mente de que forma deseja se posicionar como profissional e em qual área do mercado de trabalho irá buscar para se especializar. Se optar por abrir um consultório, precisa organizar um planejamento para investir o valor em todos materiais e equipamentos necessários para a montagem dos espaços.

O ideal é que o aluno consiga planejar sua carreira já no último ano da graduação, assim fica mais fácil realizar e executar os planos. Agora, caso desejar trabalhar em serviço público, é necessário investir tempo para os estudos. 

 

Qual área mais procurada?

A Odontologia possui várias especialidades reconhecidas, porém algumas vem crescendo e possuem grande adesão por parte dos profissionais, são elas: Harmonização Orofacial, Prótese Dentária, Implantodontia, Odontologia Digital e Odontologia Estética e Cosmética.

Se eu trabalhar com pesquisa, posso só trabalhar dando aula?

Sim!  Se o foco após formado é trabalhar com pesquisa, é normal dentro dos programas de Mestrado e Doutorado os profissionais dividirem suas atividades de pesquisa com a sala de aula. São estes profissionais que trazem as evidências científicas agregadas ao conhecimento clínico enriquecendo o aprendizado dos alunos.  

 

O curso é reconhecido pelo MEC?

Sim! É um curso reconhecido com conceito 4 pelo MEC.

 

A faculdade ensina a parte de gestão ou só a clínica mesmo?

Na IMED, além da formação técnica que é desenvolvida durante todo curso, os alunos também são preparados para desenvolver e aperfeiçoar suas capacidades comportamentais que hoje são extremamente necessárias para uma boa colocação no mercado de trabalho.

É por meio disso, que o estudante desenvolve capacidades para planejar e executar as estratégias necessárias para atingir sua meta de carreira e sucesso profissional.

 

Por que precisa fazer TCC na graduação?

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um trabalho desenvolvido que busca mostrar os conhecimentos e habilidades desenvolvidas ao longo da graduação. Possibilita um aprendizado bastante aprofundado sobre o tema escolhido. Pode também proporcionar uma experiência com a área da pesquisa. 

 

 O que dizem os estudantes 

 

"Antes mesmo de conhecer a IMED, eu já ouvia indicações boas sobre o ambiente, professores e, principalmente, acessibilidade. Quando vim pela primeira vez conhecer o espaço, fui super bem recebido, conheci todos os espaços do curso de Odontologia e me encantei. Os professores são super acessíveis e a IMED  possui um olhar mais tecnológico, que me fez ter mais interesse ainda pela faculdade.” 

José Guilherme Graeff - Estudante do 6° semestre de Odontologia no Campus Passo Fundo 

 

“Escolhi a IMED porque os professores não são somente professores, são nossos amigos, que nos acolhem e sempre estão dispostos a nos ajudar. Além de uma Instituição renomada,  a IMED faz jus a sua fama e nos deixa mais próximos dos nosso sonhos, pois trata todos de maneira justa e igualitária. Mas, na verdade, quem me escolheu foi a IMED, pois fornece bolsas de estudos por meio do ProUni, abrindo inúmeras portas para realizarmos nossos sonhos.” 

Katrine Carniel - Estudante de Odontologia no Campus Passo Fundo 

 

“Eu escolhi a IMED depois de ver toda a infraestrutura e currículo dos professores. Me apaixonei! Depois que comecei a graduação, me surpreendi ainda mais com a qualidade de ensino. Os professores são todos ótimos e nosso campus é lindo! A IMED é uma faculdade diferenciada, o nosso curso de Odontologia tem uma energia muito boa e a nossa comunicação com os professores e a coordenação do curso é super acessível! Cada vez mais, tenho a certeza que fiz a escolha certa!”

Bruna Ferreira, 6° semestre de Odontologia no Campus Porto Alegre 

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.