NOTÍCIAS

24/06/2020
Oportunidade de desenvolvimento crítico e busca por soluções a problemas do dia a dia

Por: Francine Tiecher

() comentários

Mestrado em Odontologia é voltado não só apenas à área acadêmica, mas também aplicado à busca de soluções e tendências para prática clínica diária 

 

Normalmente é assim: você conclui sua graduação e um mundo de possibilidades se abre. As opções são muitas, assim como as dúvidas, mas uma certeza tem predominado no meio acadêmico nos últimos anos: o investimento em cursos de mestrado.

O mestrado acadêmico é um curso stricto sensu que aprofunda o aprendizado da graduação e que tem como principal objetivo ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico, bem como estimular a reflexão teórica, além de proporcionar o desenvolvimento crítico e a busca por soluções a problemas reais do dia a dia.

“Sou Cirurgião-Dentista formado há mais de 10 anos pela Universidade Federal de Pelotas, especialista em Implantodontia e Prótese Dentária. A vontade de ingressar na carreira docente sempre esteve em mim, eu admirava aqueles mestres que conseguiam descomplicar casos clínicos que pareciam impossíveis. Porém, em seguida da minha graduação comecei a trabalhar em consultório particular e serviços de saúde pública. Como naquela época, a maioria dos programas de mestrado, eram em tempo integral, fui impossibilitado de realizar meus planos imediatamente. Mesmo assim a vontade de seguir carreira docente nunca me abandonou”, conta Rodrigo Felberg, que atualmente integra o corpo docente do Curso de Odontologia da IMED.

A realidade do mercado tem buscado investir em inovação e, para isso, a mão de obra altamente qualificada, com grande conhecimento na área de atuação e suas particularidades se tornou determinante para ocupar posições de destaque dentro de um cenário altamente competitivo.

Mas então, como conciliar a atuação na clínica com a docência, e no que o mestrado pode auxiliar com nas questões práticas do dia a dia? O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da IMED possibilita isso.

“Em 2016, quando a IMED criou o PPGO o sonho de realizar o mestrado se tornou real. Foi então que busquei informações sobre o curso, quadro de professores e possibilidade de seguir uma linha de pesquisa que direcionasse o aluno conforme o seu perfil clínico e áreas em que desejasse trabalhar.  O mestrado me ensinou a produzir cientificamente, me tornou mais crítico em meu consultório, possibilitou oferecer o que há de melhor para os meus pacientes, baseado sempre nas melhores evidências científicas. A inter-relação entre as áreas me permite estar em atualização constante”, comenta Rodrigo, que além da docência, também atua em consultório.

O meio acadêmico é o local onde mais se encontram novidades, sejam elas conceituais ou tecnológicas e, investir em um mestrado, pode ajudar você a se desenvolver na profissão, além de ampliar sua rede de contatos e networking.

“Conhecendo a estrutura da IMED, qualidade e dedicação dos professores, eu indico o mestrado não apenas para os que desejam seguir carreira docente, mas para quem deseja qualificar o atendimento em seu consultório. Com certeza muitas portas se abrirão, serás um profissional completo”, frisa Rodrigo.

Ficou interessado/a? CLIQUE AQUI e saiba mais.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.