01/07/2021
App criado por estudantes é destaque em maratona de empreendedorismo e inovação em odontologia

Por: Karen Vidaleti

Solução foi desenvolvida durante o Dental Ideathon, que promoveu uma jornada de 52 horas de atividades 100% online

Um aplicativo criado por estudantes está entre as melhores soluções desenvolvidas durante o Dental Ideathon, maratona de empreendedorismo e inovação em Odontologia, na categoria Indústria. Com foco inicial em implantodontia, o Odontobook surge com a proposta de facilitar o acesso dos profissionais aos catálogos de produtos e também aos contatos atualizados de seus representantes. A solução foi desenvolvida pelas alunas da graduação em Odontologia da IMED Bruna Ferreira, Débora Muller, Eduarda Caumo, Flavine Seltenreich e Thais Luz, e, posteriormente, deve expandir para outras especialidades odontológicas.

?

Iniciativa pioneira em sua área, o Dental Ideathon tem o propósito de fomentar a cultura do empreendedorismo e da inovação na Odontologia. Foram 52 horas de atividades 100% online, em que equipes multidisciplinares foram provocadas a desenvolverem soluções inovadoras para três desafios da odontologia. O primeiro desafio foi relacionado à saúde bucal: Como monitorar a saúde bucal dos pacientes à distância? O segundo desafio, à indústria: Como conectar a indústria odontológica (oral care ou materiais/equipamentos) com os pacientes ou os dentistas? Já o terceiro desafio foi direcionado à prestação do serviço: Como otimizar os serviços da equipe odontológica no atendimento ao paciente de forma inovadora? A IMED esteve representada por três equipes, que concorreram em cada um dos desafios.

O aplicativo OdontoBook oferecerá uma ferramenta que serve como um manual de produtos e também um shopping odontológico, de forma a facilitar ao dentista a localização de determinado componente protético, além de trazer dicas de dentistas para dentistas, avaliações, acesso direto aos catálogos e aos contatos dos representantes da região. “Foi a primeira vez que tive a oportunidade de participar de um evento de empreendedorismo voltado para a Odontologia, e posso afirmar que foi uma experiência incrível! Literalmente, fomos convidados para sair do mocho e dos conhecimentos clínicos, para conhecer um outro lado da Odontologia: o lado do dentista empreendedor. E fazer parte do Dental Ideathon trouxe essa sensação para nós, que futuramente nossas ideias podem e possuem potencial para se tornarem negócios”, comenta a estudante Bruna Ferreira.

A maratona aconteceu entre 18 e 20 de junho. Já no último sábado, 26, foi realizado o Demoday, com a apresentação das soluções desenvolvidas durante a maratona, para uma banca avaliadora. “Como professor da IMED, foi muito bom ver que os alunos estavam preparados para um evento como esse. Pelo fato de a gente ter as disciplinas de Desafios, que é algo particular do nosso currículo, com certeza, os alunos que participaram da maratona estavam bem preparados, isso ficou muito claro ao longo das atividades, porque eles já têm visto tópicos de inovação, de empreendedorismo, de tecnologia, de design thinking… Tudo isso foi abordado na maratona e certamente os alunos da nossa instituição estavam em vantagem nesse quesito, por já ser algo novo para a grande maioria”, observa o professor Felipe Mattos, observa o professor Felipe Mattos, também empreendedor e Diretor de Operações na Dental Startup Brasil, que realizou o evento.

Confira a relação das três soluções melhores classificadas em cada desafio, segundo a banca avaliadora do Dental Ideathon:

Saúde bucal

1 – Erica - FOUSP.

2 – Teleodonto - UPF/RS.

3 – System Fid - Univ. São Lucas/RO

Indústria

1 – Dental Guide - UFPel/RS

2 – OdontoBook - IMED/RS

3 – Plural Flex - UniFOA/RJ

1 – Dental Consult - Unigran/MS

2 – Clinic Boat - Univ. São Lucas/RO

3 – AnamnUp - UniFOA/RJ

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.