21/10/2019
Semana Acadêmica da Medicina aborda Urgências e Emergências Médicas

Por: Eduarda Ricci Perin

Evento acontece de 21 a 23 de outubro, no Auditório Central da IMED

Emergências são condições que implicam sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, na qual o indivíduo necessita de assistência médica imediata.

Ambas as definições pressupõem atendimento médico rápido e proporcional a sua gravidade, tornando-se um assunto de grande importância para debate durante a formação acadêmica de futuros médicos.

Por isso, a IV Semana Acadêmica Interinstitucional de Medicina de Passo Fundo terá como temática central a abordagem das Urgências e Emergências Médicas.

O evento ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro no Auditório Central da IMED, campus Passo Fundo e é organizado pelos estudantes dos cursos de Medicina da Faculdade Merional - IMED e Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Participam estudantes de graduação e profissionais da área da saúde.

Confira a programação:
21/10:

• 13h15 - Cerimônia de Abertura
  • 14h - Palestra "Responsabilidades do médico na emergência" com Joana Rovani.
  • 15h - Apresentação de Trabalhos
  • 15h45m - Palestra "Protocolo de Manchester" com Luan Silva.
  • 16h30m - Coffee Break
  • 16h50m - Palestra "Crise asmática na emergência" com Caroline Barbiero.
  • 17h20m - Politrauma com "Caroline Chandler Pedrozo"

• 13h30m - Palestra "Manejo do AVC na Emergência" com Daniel Varela.
  • 14h15m - Palestra "Perspectivas da residência em Emergência" com Ian Ward Addalla Maia e Caroline Chandler Pedrozo.
  • 15h - Apresentação de Trabalhos
  • 15h45m - Palestra "Lidando com Adversidades: que exame eu peço?" - Mesa Redonda com Emergencista Julio Stobbe, Radiologista Rodrigo dos Santos Ferrari e moderador Luiz Artur Rosa Filho.
  • 16h30m - Coffee Break
  • 16h50m - Palestra "Sepse na Emergência" com Ian Ward Addalla Maia.
  • 17h30m - Palestra "Mulheres em risco: ginecologia na Emergência" com Laura Zanella Caús.

23/10:

• 13h30m - Palestra "Abdômen agudo" com Jorge Carlotto
  • 14h - Palestra "Emergências pediátricas" com Cristina de Oliveira
  • 14h30m - Palestra "Dor torácica - Diagnósticos diferenciais" com Elias Sato
  • 15h15m - Palestra "Pneumologia na Emergência: CPAP ou IOT? com Gustavo Picolotto.
  • 16h - Coffee Break
  • 16h20m - Palestra "Abordagem ao paciente chocado" com Alisson Brum Saraiva.
  • 17h05m - Palestra "Emergências" com Bruna Chaves Lopes.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.