12/09/2019
Internato Médico passa pela Santa Casa, em Porto Alegre

Por: Daniel Santos

Os doutorandos em Medicina participam de estágios na emergência, infectologia e UTI pediátrica

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é o mais antigo hospital do Rio Grande do Sul. Reconhecido pela modernidade de seus processos e equipamentos, o complexo é formado por nove hospitais, destinados à prestação de serviços assistenciais. A cada ano, realiza uma média de 6 milhões de atendimentos e conta com o trabalho de mais de 4 mil profissionais e no corpo clínico cerca de 2.400.

Recentemente, A IMED e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, firmaram um termo de cooperação, que possibilita aos alunos de Medicina realizarem uma das etapas do internato - que corresponde ao estágio curricular obrigatório do curso - nos hospitais da Instituição. O convênio oportuniza desempenhar atividades práticas e aprofundar o conhecimento em áreas como Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Pediatria, sob a supervisão e acompanhamento de médicos da Casa.

Os estudantes participam de estágios na emergência pediátrica, infectologia pediátrica, UTI pediátrica e time de resposta rápida da enfermaria pediátrica no Hospital da Criança Santo Antônio – Santa Casa. “O Hospital da Criança Santo Antônio é uma unidade completa que atende crianças com comorbidades bastante complexas e graves, o que torna o estágio bastante específico. Enquanto isso, o estágio na infectologia pediátrica é excelente aos alunos e muito engrandecedor, visto que possui preceptores muito presentes e dedicados. A emergência pediátrica é muito rica na investigação de pacientes recém-chegados e também uma das maiores unidades do sul do país, o que torna o estágio essencial e também diferenciado”, relata a médica Renata Michels Périco, preceptora dos doutorandos.

Com duração de quatro semestres, o internato médico abrange três níveis de complexidade: baixa, que ocorre no Hospital Santo Antônio, de Tapejara, no Hospital São Paulo, de Lagoa Vermelha, e Hospital Cristo Redentor, em Marau; média, no Hospital de Clínicas de Passo Fundo; e, agora, alta complexidade, na Santa Casa de Porto Alegre.  “Temos a convicção de que a Santa Casa qualifica o nosso internato e permite ao aluno a exposição a uma aprendizagem em alta complexidade, em um hospital com vários centros de tratamento específicos”, relata o coordenador do Curso de Medicina da IMED, Luiz Artur Rosa Filho.

O QUE DIZEM OS ESTUDANTES

“Foi uma experiência que nos despertou um olhar diferente sobre a medicina e sobre a postura médica. Por ser um hospital de alta complexidade, o Santo Antônio abrange casos muito graves e complexos, que exigem uma dedicação ainda maior por parte do médico. Esse período nos proporcionou experiências que talvez não teríamos a oportunidade de acompanhar em Passo Fundo. Além disso, o corpo clínico conta com profissionais dedicados ao meio acadêmico, que se preocupam com a qualidade da nossa formação médica”.

Manoela Garcia, estudante de Medicina IMED

“Está sendo um privilégio ter a oportunidade de ver na prática casos específicos da pediatria, que talvez só veríamos na teoria dos livros. Também estamos aprendendo muito a respeito do contato médico-paciente e convivendo com profissionais que zelam sempre pelo cuidado, carinho e profissionalismo com os pacientes. Voltaremos para Passo Fundo com mais certeza da profissão que escolhemos! ”

Anna Brignoli, estudante de Medicina IMED

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.