26/08/2019
Alunos da Medicina participam do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

Por: Liliana Crivello

Evento ocorreu no sábado, 24 de agosto, no Passo Fundo Shopping e contou com a participação dos alunos da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da IMED

A parada cardíaca é um evento súbito e imprevisível. Pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Grande parte das paradas ocorre fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências, podendo acometer familiares e amigos.

Cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital. Uma reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances de a vítima sobreviver. As estatísticas mostram que quanto mais pessoas souberem a reanimação cardiopulmonar, mais vidas serão salvas.

Baseado nessa importância e necessidade de propagação desses conhecimentos para toda a população, foi criado o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar. Em Passo Fundo, o evento ocorreu no sábado, 24 de agosto, no Passo Fundo Shopping e contou com a participação dos alunos da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da IMED, orientados pelo professor José Ribamar Saraiva Junior.

De acordo com a acadêmica do quinto semestre da Medicina/IMED e diretora de pesquisa e extensão da Liga de Urgência e Emergência (LAUEM-IMED), Caroline Moresco, durabte o evento foram utilizados os bonecos de simulação realística na ação. "Essa será uma atividade da LAUEM em parceria com a Liga de Emergência e Trauma da UFFS que teve como objetivo, além da parceria entre as faculdades e os alunos, proporcionar a comunidade em geral conhecimentos básicos para atuarem frente a uma emergência como uma parada cardiorrespiratória e assim terem a necessidade de manobras de RCP", pontua Caroline.

A Liga Acadêmica é um grupo de acadêmicos que se organiza para estudo de um tema em específico. Trata-se de um evento social, sem fins lucrativos, de mobilização nacional acerca do tema. A organização central é feita por acadêmicos de Medicina sob orientação médica.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.