NOTÍCIAS

26/08/2019
Alunos da Medicina participam do Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar

Por: Liliana Crivello

() comentários

Evento ocorreu no sábado, 24 de agosto, no Passo Fundo Shopping e contou com a participação dos alunos da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da IMED

 

A parada cardíaca é um evento súbito e imprevisível. Pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Grande parte das paradas ocorre fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências, podendo acometer familiares e amigos.

Cerca de 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital. Uma reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances de a vítima sobreviver. As estatísticas mostram que quanto mais pessoas souberem a reanimação cardiopulmonar, mais vidas serão salvas.

Baseado nessa importância e necessidade de propagação desses conhecimentos para toda a população, foi criado o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar. Em Passo Fundo, o evento ocorreu no sábado, 24 de agosto, no Passo Fundo Shopping e contou com a participação dos alunos da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da IMED, orientados pelo professor José Ribamar Saraiva Junior.

De acordo com a acadêmica do quinto semestre da Medicina/IMED e diretora de pesquisa e extensão da Liga de Urgência e Emergência (LAUEM-IMED), Caroline Moresco, durabte o evento foram utilizados os bonecos de simulação realística na ação. "Essa será uma atividade da LAUEM em parceria com a Liga de Emergência e Trauma da UFFS que teve como objetivo, além da parceria entre as faculdades e os alunos, proporcionar a comunidade em geral conhecimentos básicos para atuarem frente a uma emergência como uma parada cardiorrespiratória e assim terem a necessidade de manobras de RCP", pontua Caroline. 

A Liga Acadêmica é um grupo de acadêmicos que se organiza para estudo de um tema em específico. Trata-se de um evento social, sem fins lucrativos, de mobilização nacional acerca do tema. A organização central é feita por acadêmicos de Medicina sob orientação médica.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.