NOTÍCIAS

09/09/2020
IMED lança websérie que abordará desafios do controle da febre aftosa no RS

Por: Francine Tiecher

() comentários

Quinzenalmente, comunidade poderá contar com esclarecimentos sobre o atual status ao qual o Estado se encontra, livre da doença e sem obrigatoriedade de vacinação

 

A IMED lança nesta quarta-feira (09/09), data em que se comemora o Dia do(a) Médico(a) Veterinário(a),  a websérie: “Aftosa 360”, vinculada ao curso de Medicina Veterinária da instituição.

A série foi criada com o intuito de trazer à população e ao setor do agronegócio informações sobre o atual status do Rio Grande do Sul, uma vez que o Estado está livre da Febre Aftosa e sem a obrigatoriedade de vacinação.

“A ideia do surgimento da série foi tentar esclarecer um pouco par toda a cadeia do Agronegócio o que significa o novo status sanitário que o Rio Grande do Sul estava pleiteando, assim como Santa Catarina que já possui esse status, juntamente com Paraná que também busca alcançar esse status livre de febre aftosa. Esse é um caminho que todos os outros estados vão seguir e é o que a Organização Mundial da Saúde Animal está recomendando para os demais países do continente. Isso é importante, porque o status livre de febre aftosa sem vacinação nos coloca em outro patamar, ou seja, passa maior segurança para os demais países e mercados importadores, de que realmente nós não temos o vírus circulando aqui, e consequentemente, reforça que temos um bom controle sanitário e um bom sistema de vigilância. Então, a ideia do “Aftosa 360” é trazer esclarecimentos, tirar dúvidas, mostrar o que significa o rebanho vacinado e não vacinado, quais os riscos, quais as oportunidades e quais os desafios”, pontua o Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da IMED, Dr. Deniz Anziliero.

Aftosa 360” será veiculada quinzenalmente, às terças-feiras, e contará com a participação de nomes de destaque no cenário do agronegócio no Rio Grande do Sul, que compartilharão suas percepções, desafios e possibilidades a partir do atual cenário de controle da doença.

Apoiam a iniciativa a Fundesa e a Panaftosa.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.