NOTÍCIAS

09/08/2017
Curso de Filosofia promove workshop sobre Natureza, Vitalismo e Ecologia

Por: Bruna de Mattos

() comentários

Uma posição filosófica naturalista básica aproxima o pensamento filosófico dos resultados obtidos pelo método científico, aliando os resultados da filosofia aos resultados da investigação científica, refutando perspectivas filosóficas que representam uma contradição em termos científicos. Além disso, uma posição naturalista acredita que a realidade possui sua referência naquilo que é o natural.

Diante disto, o I Workshop Natureza, Vitalismo e Ecologia: pensar o naturalismo filosófico buscou explorar e investigar diferentes perspectivas filosóficas a respeito do significado de natureza, estendendo a problematização para a relação entre natureza e ecologia (uma investigação a respeito de “como viver juntos” a partir do entendimento do “meio ambiente”) e a relação entre natureza e vitalismo (uma investigação acerca do fenômeno biológico em oposição ao materialismo mecanicista).

A atividade contou com a apresentação de pesquisas de professores da IMED e professores visitantes, que apresentaram as seguintes palestras: Vitalismo e Políticas do Vivente em Foucault e Canguilhem (Professor Me. Federico Testa), Natureza e Cultura: Continuidades e Descontinuidades na Antropologia da Natureza de Philippe Descola (Dr. Richer De Souza), Ecologia Sem Natureza? Perspectivas sobre a Consciência Ecológica a partir de Friedrich Nietzsche e Timothy Morton (Dr. Felipe Karasek) e A Esquerda Hegeliana e a Concepção de Natureza (Dr. Rafael Werner).

O I Workshop Natureza, Vitalismo e Ecologia foi aberto ao público e contou com a arrecadação de alimentos não perecíveis e mantimentos, a serem doados para a Ocupação de Mulheres Mirabal em Porto Alegre, uma casa de referência à mulheres em situações de risco e violência.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.