ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O Mestrado em Engenharia Civil da IMED tem como Área de concentração - Tecnologia no ambiente construído. Esta área é direcionada ao estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos relacionados à construção de edificações tendo como foco a gestão da construção, o desempenho das edificações e o desenvolvimento de produtos e tecnologias de processos para a construção.

Este enfoque contempla a ampliação da competitividade e sustentabilidade dos diversos setores produtivos atendidos pela área da Engenharias I e a busca do desenvolvimento gerencial e tecnológico de modo a atingir níveis de desempenho superiores no setor da construção. Além disso, é inegável a necessidade de que esse enfoque também esteja voltado para a minimização da geração de resíduos e do desenvolvimento de novos materiais e processos inovadores.

A inovação deverá ser gerada com forte sustentação nas ciências básicas (física, química e matemática), as quais serão aplicadas tanto em produtos, como processos no âmbito da construção, e no desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos no ensino médio e fundamental. As linhas de pesquisas propostas contemplam a inserção gradativa das pesquisas no contexto internacional e também as necessidades do setor de construção, a qual carece de profissionais com esse perfil, em uma perspectiva de desenvolvimento local, regional e nacional.

O programa prevê disciplinas que caracterizam a proposta no contexto multi/interdisciplinar, além disso, existem disciplinas que contemplam aspectos mais específicos que permitam o corpo discente ter um estudo mais aprofundado das linhas de pesquisa propostas. Além da base em comum das duas linhas estarem relacionadas aos estudos tecnológicos no âmbito do ambiente construído, ocorre uma clara sinergia, interlocução e complementaridade entre as duas linhas de pesquisa no que diz respeito à aplicação das inovações geradas na Linha de “Desenvolvimento de produtos e tecnologias de processos para a construção”, as quais dependem diretamente dos esforços de gestão e desempenho, os quais são estudados na linha de “Gestão da construção e desempenho das edificações”. Finalmente, a inovação pretende e tem como objetivo sempre a melhoria do desempenho de produtos e processos da construção, o que também determina a interação entre as linhas de pesquisa propostas.

 

Linha de Pesquisa I: Gestão da construção e desempenho das edificações

O objetivo desta linha de pesquisa é abordar as diversas etapas do processo construtivo, de acordo com as necessidades do setor da construção, em uma perspectiva de desenvolvimento local, regional e nacional, contemplando todos os envolvidos neste processo. A linha de pesquisa está focada na gestão da construção e estudo dos sistemas construtivos constituintes das edificações. Os estudos realizados são voltados à gestão de projetos; gestão da produção da construção; gestão da segurança e saúde no trabalho; racionalização de processos e tecnologias construtivas; tecnologias digitais para gestão da construção; análise de sistemas construtivos; otimização de sistemas construtivos; estudos envolvendo simulação computacional para avaliação, racionalização e aprimoramento dos sistemas construtivos.

 

Linha de Pesquisa II: Desenvolvimento de produtos e tecnologias de processos para a construção

Esta linha de pesquisa se propõe a estudar as temáticas pertinentes ao desenvolvimento de produtos e de tecnologias de processos da construção, tendo como foco a geração de novos produtos, inclusive por meio de nanotecnologia, e processos inovadores que minimizem a geração de resíduos em toda a cadeia produtiva da construção, desde as grandes indústrias de materiais de construção até o uso da edificação. Nesse sentido esta linha de pesquisa objetiva: estudar novos materiais e componentes nanoestruturados; a aplicação de novos materiais na engenharia civil; a aplicação de materiais alternativos na construção; modelar matematicamente problemas aplicados à engenharia civil e analisá-los por meio de simulações numéricas de comportamento de materiais e do desempenho de sistemas; gestionar os resíduos das construções, bem como minimizar a sua geração e a remediação e revitalização de áreas degradadas; avaliar a sustentabilidade das construções.

Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.