CORPO DOCENTE

Caliane Christie Oliveira de Almeida

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-2004); Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (EESC-USP, 2007); Doutorado e Pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP, 2012 e 2015). Atualmente é Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da IMED (PPGARQ-IMED) e docente dos Programas de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu em Arquitetura e Urbanismo da instituição. Também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Fundação Meridional; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Teoria e História da Habitação e da Cidade (THAC-IMED); Pesquisadora permanente da Base de Pesquisa Estudos do Habitat (UFRN) e pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa História da Cidade, do Urbanismo e do Território (HCURB), do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de manter vínculo de pesquisa com outros Grupos de IES do país. Também desenvolve atividades administrativas no Conselho Superior da IMED (CONSUP), na Comissão Interna de Avaliação de Pesquisa e Extensão da IMED/Fundação Meridional (CIAPEX), no Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo nas unidades de Passo Fundo e Porto Alegre, sendo inclusive Editora Chefe da Revista de Arquitetura da instituição (ARQIMED), estratificada no Qualis CAPES, e coordenadora de pesquisa e TCC do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da instituição. Atua nas áreas de Planejamento Urbano e Regional e Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo e Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, principalmente nos seguintes temas: processos de modernização urbana, história da habitação, políticas públicas habitacionais, produção do espaço urbano e territorial, habitação social, história do trabalho, história da previdência, discurso político, referências arquitetônicas, seca, infraestrutura urbana e patrimônio moderno.

Linha de pesquisa: I – Morfologia, Usos e Apropriações das Edificações e dos Espaços Construídos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2331569856644390