NOTÍCIAS

26/08/2019
Estudantes vivenciam na Casa Cor RS oportunidade de discutir arquitetura de interiores

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da IMED Porto Alegre visitaram a mostra na última semana

Mostras podem representar mais que uma exibição de tendências e lançamentos. Prova disso é a visita realizada por alunos do primeiro, segundo e terceiro semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED Campus Porto Alegre. Com a orientação da professora Débora Saldanha de Ávila, durante a atividade na quarta-feira (21), os acadêmicos tiveram a oportunidade de avaliar e discutir aspectos que diferenciam um projeto de arquitetura de interiores de um de decoração. 

Na avaliação da docente, a visitação foi bastante produtiva. “A questão da funcionalidade é fundamental, é inegociável. A arquitetura tem que ser funcional. Conseguimos observar como é pensada a questão do conforto ambiental, dos espaços de uso e de fluxo de pessoas e, na mostra propriamente dita, conhecemos materiais e tecnologias voltadas para interiores e pensamos de que forma podemos explorar isso tudo e fazer com que trabalhem a favor da arquitetura”, pontua.

A docente considera que, na visitação a mostras como a Casa Cor, há o desafio de alinhar o que se encontra de novo aos propósitos de conforto, funcionamento e perenidade, tão atrelados à arquitetura de interiores. “Se pensarmos as mostras como tendências, modismos, elas não fecham com os objetivos da arquitetura. É preciso ter condições de avaliar criticamente esses lançamentos e pensar em que ponto esses produtos podem agregar ao nosso trabalho.”

Neste ano, a Casa Cor RS ocupa o prédio do antigo Hospital da Criança Santo Antônio (Av. Ceará, 1549), em desuso desde 2002. A construção, pertencente à R.Correa Engenharia e localizada no 4º Distrito de Porto Alegre, foi reformada para sediar a mostra, que acontece até 8 de setembro. Em sua 28ª edição na Capital, a exposição é composta por 49 ambientes, assinados por 78 profissionais do mercado gaúcho. 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia
Quero me inscrever
Fechar

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.