02/10/2019
Estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil visitam a obra da nova ponte do Guaíba

Por: Karen Vidaleti

Previsão é que o empreendimento, que ligará a região sul do estado à Capital, receba diariamente cerca de 50 mil veículos

Um grupo de estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da IMED Campus Porto Alegre pôde acompanhar, no sábado (28), o andamento da obra da nova ponte do Guaíba. O projeto, que está sob a responsabilidade da construtora Queiroz Galvão, tem como objetivo ligar a região sul do estado a Porto Alegre. Serão 2,9 quilômetros com um total de 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (alargamento da ponte Saco da Alemoa, elevada e viadutos). A visita durou cerca de três horas e foi conduzida pelo engenheiro Abel Moraes da Rosa.

A programação começou com uma palestra, que abordou o processo construtivo da ponte e evolução da obra, os impactos ambientais e as diretrizes do traçado viário. Após, o grupo seguiu a visita ao canteiro administrativo da obra, onde foi possível visualizar diferentes peças de concreto pré-moldado e alguns processos executivos. Os alunos ainda percorreram um trecho sobre a ponte e puderam verificar peculiaridades das juntas, concreto moldado in loco e encaixe de peças.

Com 40 metros de altura, a nova ponte será aproximadamente três vezes mais alta que a atual, que tem 12 metros de altura livre (distância entre o nível da água e a parte inferior do vão móvel). A previsão é que 50 mil veículos passem por ela diariamente. "Os estudantes dessa geração têm a oportunidade de acompanhar a execução de uma das maiores obras de infraestrutura do estado. Certamente, é um aprendizado que marcará suas trajetórias acadêmicas", destaca a coordenadora das Graduações, professora Juliana de Azevedo Bernardes, que acompanhou a turma durante a atividade.

Registrar Interesse

Se interessou pelo curso? Preencha os campos abaixo com seus dados e aguardo pelo nosso contato para mais informações.