Comunicação

Notícias

VOLTAR
22/07/2020
Você conhece o que o mercado espera dos profissionais que buscam alavancar carreira e ter sucesso profissional?

Por: Francine Tiecher

() comentários

Conhecimento, criatividade, interdisciplinaridade e estar atento às tendências e novas tecnologias estão entre as características exigidas aos profissionais de todas as áreas

 

Conhecimento é peça-chave para qualquer profissional, sejam eles das mais diversas áreas de atuação. Mas em tempos em que criatividade, tecnologia e preocupação em atender aos desejos dos clientes - sendo eles o centro das atenções - isso toma grandes proporções e se potencializa.

Mas você sabe quais as principais habilidades e competências que os profissionais das mais diversas carreiras devem ter na atualidade? Quem responde é o Coordenador do Curso de Engenharia Civil da IMED, Eduardo Muller Araújo. “Voltado não só à área politécnica, mas em todos os nichos de atuação, existem muitos espaços para atuação, mas fora do lugar comum. Como em qualquer profissão, há uma luta acirrada pelos melhores espaços, então quem associar força de trabalho, atenção às tendências e inovação constante será um profissional de destaque”, frisa o engenheiro.

Entre os espaços disponíveis para atuação dos formados na área de arquitetura e urbanismo e engenharias, que almejam novas oportunidades, e estão em busca de novos segmentos além dos que já são tradicionalmente ocupados, o foco está na interdisciplinaridade. “Atualmente, estar em projetos interdisciplinares é uma grande sacada. Pensar em uma edificação como um ente isolado não traz benefício para os novos desafios, pois temos que pensar em como vamos atender à ‘dor’ do cliente, como fazer a melhor entrega para atender aos desejos do cliente e não o que se passa pela cabeça só do projetista. Hoje, um galpão pode ser transformado em um espaço de coworking, com interesses ecológicos, por exemplo, ou seja, não é a construção em si, mas o que ela representa para aqueles que lá irão trabalhar ou viver. A experiência do usuário hoje supera o desejo de quem projeta. Os espaços tradicionais dos escritórios continuam existindo (hoje muito mais remotos do que fisicamente), mas cada vez mais o engenheiro e o arquiteto precisam ser agentes do fomento empreendedor destes locais, como dito, enquanto parte de uma engrenagem que necessariamente precisa atender às novas demandas sociais, culturais, ambientais, de raça, gênero, etc”, explica Eduardo.

 

Mercado para construção de carreira internacional

Nenhuma carreira no exterior é simples. Elas são ocupadas essencialmente por quem buscou algo diferente e consolidado aqui no Brasil, mas, principalmente, para quem se preparou para fugir do óbvio. Esses espaços trazem destaque ao profissional, mas também, exigem dele comprometimento, dedicação e muito trabalho.

“Há espaços de destaque para trabalhos de quem quer ousar sair do lugar comum e, para tanto, se arrisca a novos desafios. Arriscar-se é possível para quem fez uma boa base, quem estudou, se preparou e entendeu quais são os seus diferenciais fora do senso comum”, esclarece o docente.

Eduardo também frisa a importância de profissionais, sejam eles engenheiros, arquitetos e urbanistas, ou os atuantes nas mais diversas áreas, estarem atentos a pontos como estudo, comprometimento e networking, que dão solidez e consistência à base de conhecimento técnico e à rede de relacionamento do profissional de qualquer área.

“Não há outra opção que não seja estudo, esforço, dedicação, construção de networking, além de desenvolvimento de soft skills. Não há como liderar uma equipe, sim, porque um grande projeto não se faz sozinho, se este novo profissional não associar alguns pilares fundamentais, como as hard skills (ou os conhecimentos técnicos, que são a base de tudo), as soft skills (as habilidades pessoais, como a inteligência emocional) e a sua networking (pois, sem sua rede de relacionamento, consolidada e com trocas mútuas, crescer é muito difícil), ou seja, com conhecimento técnico, habilidade de lidar com pessoas e uma boa rede de relacionamento, o céu é o limite”, aponta.

 

Webinar: Carreiras de sucesso na Arquitetura e Engenharia

Como arquitetos e engenheiros devem trabalhar para alavancar suas carreiras? Essa e outras questões serão abordadas durante o webinar: “Carreiras de Sucesso na Arquitetura e Engenharia”, que acontece nesta quinta-feira (23), a partir das 19h.

Promovido pela IMED, o evento online, realizado pela Plataforma Zoom e transmitido simultaneamente pelo Canal da instituição no YouTube, irá trazer para compartilhar suas experiências com os participantes Renato Mendonça, apresentador do Programa “24 horas pra Redecorar” do Canal Discovery Home & Health e Rodrigo Kirck, idealizador do ateliê de ideias Rodrigo Kirk Arquitetura, que apresenta a filosofia da busca de soluções criativas inovadoras e provocativas em projetos únicos.

Entre os temas abordados estarão os aspectos fundamentais para o sucesso e atuação internacional, o que é necessário para atuar no exterior, bem como os desafios e dificuldades em uma carreira na televisão e no âmbito internacional.

O evento é gratuito e podem participar todos com interesse no tema.

CLIQUE AQUI e inscreva-se.

O webinar terá como mediadores Renata Tolotti, que é empresária, treinadora de líderes, especialista em ideias criativas para solução de problemas, e Eduardo Müller Araújo, que é Coordenador de Curso de Engenharia Civil da IMED Porto Alegre.

 

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia