Como Logar?

12/09/2018
Teste de Progresso da Medicina é aplicado na IMED

Por: Daniel Santos

Estruturado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), o Teste de Progresso da Medicina foi introduzido nos cursos de Medicina na década de 1970 pela Kansas City Medical School da Universidade de Missouri (EUA) e pela então University of Limburg, hoje Universidade de Maastricht (Holanda). Desde então, várias outras escolas de Medicina passaram a utilizar esse método de avaliação de forma isolada ou em associação colaborativa. A avaliação busca identificar quais as áreas que os alunos apresentam maior dificuldade, medir a progressão do conhecimento no decorrer dos semestres e situar o estudante em seu processo evolutivo de ensino-aprendizado.  De acordo com a coordenadora adjunta do curso de Medicina da IMED, professora Caroline Calice, o teste é uma oportunidade para que o aluno possa também auto avaliar seu desempenho. “A ABEM é regionalizada e cada regional tem a independência para organizar o seu teste. A avaliação ocorre uma vez por ano e pela primeira vez a IMED participa, são 120 questões de múltipla escolha que abrangem conteúdo dos seis anos de curso, envolve alunos de todos os níveis e como o teste é anual, o estudante poderá comparar nos próximos anos a sua evolução”, comenta a professora.

Estudantes participaram da avaliação na tarde desta quarta-feira (12)

Além de avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno no decorrer do curso, os resultados obtidos com o teste também irão auxiliar na elaboração do novo currículo do curso de Medicina, previsto para iniciar em 2019. “Depois que recebermos as médias das turmas, nós vamos avaliar quais os conteúdos que eles apresentaram dificuldade e a partir dos resultados serão propostos alternativas para os professores promoverem o conhecimento. Também será possível conhecer quais são os pontos fortes do curso”, explica a professora Caroline.

São 12 escolas de medicina no Estado que participam neste ano do Teste de Progresso que ocorre de forma opcional tanto para alunos como para Instituições de Ensino.  Os estudantes participaram da avaliação na tarde desta quarta-feira (12).