Por: Eduarda Perin
Tweet (Estudo do Mestrado em Administração da IMED apresenta diretrizes sustentáveis para o setor, considerando a produção, comercialização e consumo de alimentos
A contribuição da agricultura familiar para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente para o ODS 12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis - foi tema de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Administração da IMED.
O artigo “Overcoming the challenges of sustainable family agriculture in Southern Brazil: Contributions to the 2030 Agenda” foi produzido pelas pesquisadoras e docentes da IMED, Dra. Leila Dal Moro e Dra. Giana de Vargas Mores, juntamente com outras pesquisadoras, e publicado em uma revista com alto fator de impacto: a Sustainability.
A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, em que foram realizados grupos focais e entrevistas em 16 municípios no sul do Brasil.
O estudo apresenta diretrizes sustentáveis para o setor, considerando a produção, comercialização e consumo de alimentos. As diretrizes foram desenvolvidas por meio dos principais desafios mencionados pelos participantes, como mudanças climáticas, carência de sucessão, a não valorização das mulheres em campo, falta de mão de obra, carência de políticas públicas, entre outros.
De acordo com uma das pesquisadoras, a professora Leila Dal Moro, a pesquisa discutiu uma descoberta importante: “A competitividade foi mencionada pelos agentes envolvidos levando em consideração a carência de tecnologia, a influência da mídia, a alta do preço dos alimentos e a falta de viabilidade na produção dos orgânicos. Nesse sentido, há também um interesse em competir dentro do setor agrícola (negócios familiares) para facilitar fatores econômicos, burocráticos, e tecnológicos para produtores e consumidores”, destaca.
A docente ainda ressalta que as necessidades e perspectivas da agricultura familiar sustentável têm se mostrado atreladas a um contexto global, e por isso, as diretrizes propostas por este estudo também podem ser adaptáveis a outras regiões. “A ciência fomenta sociedades mais sustentáveis, possibilitando aumentar e qualidade dos alimentos, acesso e a segurança alimentar”, acrescenta.
O artigo intitulado “Overcoming the challenges of sustainable family agriculture in Southern Brazil: Contributions to the 2030 Agenda” está disponível AQUI.
18
ago
Mais de 1700 alunos, professores e comunidade em geral participaram da iniciativa
18
ago
Beneficiados tem até o dia 2 de setembro para assinar o contrato digitalmente no site da Fundacred
18
ago
Hoje, 18 de agosto, é comemorado o dia do estagiário e nessa data especial, vamos conhecer a história da aluna Daiane Silvestre, do curso de Psicologia da IMED
17
ago
Com a aquisição da Fasurgs, clínicas e atendimentos ligados às áreas de Odontologia e Psicologia são ampliados em Passo Fundo