Como Logar?

11/09/2018
Seminário debate as novas tecnologias no Direito

Por: Daniel Santos

Para proporcionar aos alunos da graduação e do mestrado, a IMED campus Passo Fundo, promove o XIII Seminário Acadêmico Internacional de Direito, que reúne alunos da graduação e do mestrado para estimular a percepção de novos instrumentos e nichos de atuação profissional.  De acordo com o coordenador do curso de Direito, Iuri Bolesina,  a ideia central do evento é viabilizar um co-aprendizado ativo destes temas para formar profissionais líderes, empreendedores e críticos.  “Por um lado busca-se desconstruir a ideia de que existe uma oposição entre ‘mundo real’ e ‘mundo virtual’, como se este fosse um mundo falso, de mentira, irreal. Os espaços virtuais e as técnicas digitais são segmentos da realidade, tão presentes em nossas vidas que formam um background invisível: afinal, passamos várias horas, no Whatsapp, na Netflix, no Instagram, no Tinder ou mesmo redigindo textos no Word. Logo, isso não é uma irrealidade’, comenta o professor.

Evento reúne estudantes e profissionais do Direito na IMED campus Passo Fundo para debater os impactos que as novas tecnologias têm na área jurídica

Por outro lado, as profissões em geral, passam por transformações comuns na era digital. Na área jurídica não é diferente! Bolesini comenta que aos futuros profissionais demanda aprender e desaprender para seguirem competitivos no mercado. Ao lado disso, existe a questão dos novos desafios do Direito que tocam temas do Ciberdireito, do biodireito, da responsabilidade civil, dos direitos da personalidade e da lógica transnacional da internet. “De fato vivemos a 4ª revolução industrial, onde os excluídos serão aqueles sem a flexibilidade de descontruir-se e reconstruir-se perante as céleres transformações do relacionamento entre Direito e Tecnologia”, enfatiza.

Na noite de abertura realizada nesta segunda-feira (10), a professora Márcia Capellari ministrou a palestra Competências da Liderança, que envolve identidade, direção, visão, comunicação, aprendizado, e a prática do 'pouco mais'. "Percebe-se que embora tenhamos evoluído nas tecnologias como é o caso dos robôs programados com inteligência artificial por exemplo, o comportamento humano ainda continua sendo o elemento central do sucesso ou insucesso de qualquer projeto. Estima-se que 90 % das pessoas são demitidas pelo seu comportamento e não apenas pelo seu conhecimento", comenta a professora.

O movimento global de advogados, Legal Hackers de Porto Alegre, representada por Aline Mapelli e Maria Fernanda, aprontaram considerações sobre Os impactos das novas tecnologias na sociedade e no Direito. “As novas tecnologias irão impactar de duas maneiras: Promovendo mudanças nos problemas jurídicos em consequência exigindo que o profissional de Direito ofereça novas respostas a essas adversidades e vai exigir que os profissionais tenham habilidades essencialmente humanas, que não serão substituídas pelos robôs, além da habilidade de interagir com outras áreas do conhecimento. Existe um mercado muito promissor pela frente, porém os profissionais precisam se reinventar”, comentam as palestrantes Aline e Maria Fernanda.

Além do show acústico da Banda Baralho Velho, o jornalista da Assessoria de Comunicação da IMED, Daniel Santos, apresentou aos estudantes o Canal Entenda Direito – que semanalmente irá trazer nas redes sociais oficiais da Instituição temas relacionados à área jurídica. “Estamos gravando com os professores do Direito, profissionais da área, diversos vídeos que tem a intenção de apontar soluções para os problemas jurídicos que os cidadãos enfrentam em seus cotidianos”, comenta o jornalista.

Pela primeira vez a Semana Acadêmica e o Seminário de Direito foram unificados para contemplar maior público e promover o vínculo acadêmico entre mestrado e graduação. “Nós resolvemos juntar os eventos da graduação e do mestrado que antes eram separados. Para termos maior integração entre os alunos e professores da graduação e do mestrado,  optamos por juntar os eventos em um só, é importante, pois é um elemento fundamental para avaliação dos mestrados do Brasil, justamente, termos essa comunicação com a graduação”, explica o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da IMED, Professor Dr. Vinicius Borges Fortes.

O XIII Seminário Acadêmico Internacional de Direito segue até essa quarta-feira, dia 13, e paralelo ao evento ocorrem workshops e Mostra de Trabalhos Científicos