06/09/2019
Semana Acadêmica das Engenharias abordou o futuro da profissão durante quatro dias de programação

Atividades desenvolvidas com o apoio do DAEE - Diretório Acadêmico das Escolas de Engenharia envolveram palestras, minicursos e workshops

A noite desta quinta-feira (05/09) foi marcada pelo encerramento da Semana Acadêmica das Engenharias da IMED Passo Fundo.

Abordando o tema central “Engenharias: juntos transformando o futuro”, o evento buscou proporcionar aos participantes um ambiente de troca de informações e atualização sobre tendências e o futuro da profissão na área da Engenharia, com palestras, minicursos e workshops.

“Nessa semana acadêmica tivemos profissionais do meio acadêmico, do meio empresarial e do mercado de trabalho, profissionais mais técnicos, participando e palestrando sobre as mais diversas áreas específicas de cada uma das Engenharias: Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção. As palestras, workshops e minicursos abordaram assuntos comuns e generalistas a todas as Engenharias, sendo um ambiente de interdisciplinaridade, com o intuito que ambas as áreas trabalhem em paralelo entre si”, frisa um dos professores organizadores da Semana Acadêmica, Me. Jackson Ditz.

Os quatro dias de programação reuniram estudantes de graduação, docentes, empresários e comunidade em geral durante discussões sobre temas como “Indústria 4.0”, “Modelagem arquitetônica”, “Construção enxuta na prática”, “Técnicas de execução de obras”, “Avaliação de comportamento geotécnico de barragens”, “Compatibilização de Projetos em BIM”, “Variáveis ambientais com estação meteorológica”, Orçamentação de projetos de light steel frame”, entre outros.

Buscando preparar os acadêmicos não somente para serem usuários desse mundo da tecnologia, esse mundo das mudanças exponenciais, mas que possam ser autores, ser proponentes de soluções e de mudanças, a IMED propõe estimular o aprendizado que acompanhe as mudanças das profissões para o futuro, desenvolvendo nos acadêmicos as mais diversas habilidades que serão necessárias ao cidadão do Século XXI.

As palestras, minicursos e workshops realizados na Semana Acadêmica foram promovidos com o apoio do DAEE - Diretório Acadêmico das Escolas de Engenharia envolveram palestras, minicursos e workshops

*Fotos: Eduarda Ricci Perin e Francine Tiecher /Comunicação IMED e Divulgação DAEE/IMED.