Comunicação

Notícias

VOLTAR
22/07/2020
Segundo encontro do workshop EduConecta21 abordou a computação desplugada

Por: Francine Tiecher

() comentários

A segunda edição da série de workshops do EduConecta21 - Rede de Educadores para Educadores, teve como tema “Computação desplugada: Pensamento Computacional na Prática”.

O encontro online foi ministrado pelo professor Regis Caria, Formador da Gerência de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/AM.

A apresentação foi realizada pelo professor Amilton Martins e pela professora Taíse Telles, ambos idealizadores da Rede EduConecta21, que desafiaram os EduConectados a realizar atividades práticas em grupo, junto do ministrante na plataforma Zoom. A ação ocorreu sincronizadamente no canal do Youtube, junto ao evento através da ferramenta Jamboard.

Perdeu e gostaria de assistir na íntegra os workshops do EduConecta21? CLIQUE AQUI e confira o conteúdo disponivel.

O workshop dividiu-se em 3 momentos: a primeira etapa ocorreu de forma assíncrona, em que todos os participantes receberam material complementar com diversos links e atividades para apropriação do tema prévio ao evento; No segundo momento, que ocorreu durante o evento, o professor Regis explicou minuciosamente as possibilidades de uso da computação desplugada e do desenvolvimento do pensamento computacional através de inúmeros exemplos, além de atividades desenvolvidas por ele e sua equipe em Manaus, bem como bibliografias e recursos extras. O terceiro passo foi marcado pelo desafio de realizar práticas síncronas em grupo, via zoom, e individualmente, via Youtube.

Os participantes foram desafiados por Regis a desenvolver um planejamento de atividade usando a computação desplugada, em grupos no Zoom, onde surgiram diversas ideias multidisciplinares. Por meio de um bate papo com a representante do Instituto Ayrton Senna, Bárbara Menezes, foram descobertos diversos professores que já utilizam a computação desplugada em suas aulas. No Youtube, Taíse foi responsável por instigar os professores a realizar a atividade individualmente, também utilizando a ferramenta Jamboard do Google, em que, através de uma trilha, cada EduConectado desenvolveu sua atividade.

Tracy Freitas, Embaixadora do EduConecta21 em Porto Alegre enfatizou que “a oportunidade de pensar a educação desplugada proporcionada pelo Educonecta me possibilitou ampliar a minha rede de colegas e o trabalho colaborativo com profissionais de diversos estados brasileiros. Interação e troca maravilhosa que fizeram toda diferença na minha experiência docente! Já quero mais”, frisa.

Fernanda Nascimento, Embaixadora do EduConecta21 em Canelinha ressaltou que gostou e achou muito interessante o workshop computação desplugada, professor Regis foi super didático repassando o planejamento em sala de aula com arte binária e os participantes interagiram muito através do zoom com os grupos para formular um planejamento, foi muito proveitoso.

“Este workshop marcou o princípio do modelo Híbrido do EduConecta21 - Rede de Educadores para Educadores, onde enriquecemos nossos eventos, trazendo de modo assíncrono materiais prévios para que os participantes se apropriem do tema e enriqueçam assim sua participação, e de maneira síncrona acontece o evento propriamente dito. Também neste dia contamos com a presença dos nossos embaixadores, nosso elo de ligação entre o EduConecta21 e seus municípios”, explica Taíse.

O workshop foi realizado pelo InovaEdu da IMED, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, com promoção do ADE Norte Gaúcho e apoio do Instituto Jama.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia