Comunicação

Notícias

VOLTAR
14/10/2020
Saúde Emocional dos Profissionais da Educação

Por: Francine Tiecher

() comentários

Tema foi debatido durante a 5ª edição do EduConecta21

 

Tratando sobre o tema “Saúde Emocional dos Profissionais da Educação”, a 5ª edição do EduConecta21 reuniu educadores em dois dias de atividades. No primeiro dia, o evento contou com a participação do Secretário professor Samir Casagrande, presidente do Conselho Articulador do ADE Norte Gaúcho.

Após as boas vindas dos coordenadores do evento, Amilton Martins e Taise Telles, Samir fez uma abordagem sobre as iniciativas do ADE, a importância do trabalho colaborativo e salientou que “a grande mensagem que sentimos através do Educonecta21 é de nos ressignificar e perceber o quanto podemos melhorar um pouquinho por dia”.

Na sequência da programação, a psicóloga Sandra Mara Setti, de Marau/RS palestrou sobre o tema “A saúde mental dos professores frente à pandemia do Covid-19”. Em uma de suas falas, Sandra fez questionamentos sobre qual o espaço que a escola ocupa, uma vez que ela não é destinada apenas a passar conhecimento, mas também para estimular a comunicação, e para se lidar com os diferentes vetores e diferentes formas de aprendizagem, já que nesse momento tudo está sendo intensificado e tem se tornado um momento desafiador.

Já a psicóloga Katisley Souza Gonzatto, de Getúlio Vargas/RS, tratou sobre o tema “Bem-estar na Pandemia”, e abordou questões relacionadas a psicologia positiva e felicidade, que, segundo ela, é uma circunstância do tempo, de coisas e lugares.

Na sequência da programação, Samir Casagrande mediou as apresentações de relatos de experiências dos municípios de Getúlio Vargas e Marau. Sandra Bettiato, Secretária de Educação, apresentou o Relato de Experiência de Getúlio Vargas, e destacou “a necessidade de criar um canal de diálogo para fortalecimento dos profissionais da educação, sendo que o município realizou uma rede de apoio de encontros não obrigatórios e valorizou os profissionais multidisciplinares de Getúlio os inserindo como mediadores”.

Já a cidade de Marau foi representada pela psicóloga Maikiely Decesaro, que contou que, no município, são realizadas Rodas de Conversa online, trazendo vídeos motivacionais com palavras de consolo e esperança. Outra ação proposta são reuniões com equipes diretivas, educadores e demais profissionais. Segundo Maikely “há relatos de profissionais que se sentiram amparados com o movimento e este proporcionou o estreitamento de laços entre os envolvidos”.

No segundo dia de evento, foi o momento de reforçar o autocuidado dos profissionais da educação. Sandra Betiatto, Secretária de Educação do Município de Getúlio Vargas/RS conduziu a apresentação dos convidados. A primeira reflexão do dia trouxe o tema “Agentes da educação na pandemia: considerações positivas sobre saúde mental” compartilhado diretamente da cidade do Porto, Portugal - pela professora Anelise Schaurich dos Santos, que é Mestre e Doutora em Psicologia.

Anelise compartilhou sua experiência de pesquisa sobre saúde mental dos educadores. Pontuou sobre a saúde mental como um bem-estar, no qual cada pessoa percebe seu próprio potencial, estando apto para trabalhar de forma produtiva e frutífera, trazendo dados da Organização Mundial de Saúde. Durante sua fala, relatou a importância do bem-estar emocional (gratidão, pensamentos positivos), psicológico (autoconfiança, autoeficácia) e bem-estar social (contribuir para comunidade articulando a vida social), trazendo inspirações práticas aos presentes.

Em outra etapa do 5º EduConecta21, Maria Goretti apresentou a Rede de Colaboração, relatando a forma de trabalho que desenvolve a articulação, apoio e coordenação de ações que promovem o desenvolvimento de territórios colaborativos, visando contribuir para a melhoria da Educação nos municípios.

Na sequência do cronograma de ações do evento, Sandra convidou a Gestora de Projetos Sociais do Itaú Social, Samara Fonteles da Cunha, para mediar o envio da 5ª edição com a participação especial do professor Fábio Brotto, que discorreu sobre “O poder da comum-unidade: saúde para ven-ser”. Na oportunidade, formou-se uma grande roda de conversa para vivenciar a Presença Plena e compartilhar conhecimentos com todos os envolvidos.

O evento é coordenado e apresentado pelos professores Amilton Martins e Taíse Telles. Segundo eles, esta edição teve um significado ainda mais especial. “Sentimos a grandiosidade da nossa Rede de Educadores que também foi e é um colo neste ano atípico aos educadores, um ano que exigiu de nós um olhar mais amoroso para nós mesmos e para nossos colegas, um olhar empático que provoca inspiração e ressignificação. Esse é o grande propósito do EduConecta21, estamos muito felizes vendo ele se cumprir”, frisam.

Co-realizado pelo ADE Norte gaúcho, a 5ª edição do EduConecta21 contou com o apoio do Itaú Social, Rede de Colaboração, Instituto Ayrton Senna e Instituto Jama.

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia