Por: Karen Vidaleti
Tweet (
Renovação do ambiente que abriga o Centro de Criatividade Aplicada foi conduzida por meio de um processo participativo
A reforma da uma área da IMED Campus Porto Alegre, utilizada pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, serviu de ponto de partida para um bate-papo cheio de conteúdo nesta terça-feira (19). O espaço, que passou a abrigar o Centro de Criatividade Aplicada no início do semestre, foi desenvolvido a partir de um processo participativo, que envolveu colaboradores e alunos da IMED, da Escola Livre de Arquitetura (ela) e convidados.
Com transmissão ao vivo pelo Zoom e pelo YouTube, o webinar ‘Cenários residenciais e tecnologias na construção: narrativa projetual’ propôs um olhar sobre reformas de pequeno porte em ambientes internos. O encontro online trouxe como convidados os professores Luciana Marson Fonseca, arquiteta, cofundadora da Escola Livre de Arquitetura (ela.) e coordenadora do Centro de Criatividade Aplicada da IMED; e Josué Augusto Arndt, engenheiro civil, com mais de 17 anos de experiência em construção e tecnologias.
![]() |
Eduardo (E), Josué e Luciana debateram detalhes do processo de reforma |
Os convidados apresentaram uma narrativa do processo, apresentando em detalhes a abordagem arquitetônica e técnicas construtivas por trás da reforma. No segundo semestre de 2019, estudantes da instituição foram convidados a criar seus projetos e sugerir demandas, criando uma lista de desejos. As sugestões foram compiladas e, durante o período de férias, a reforma saiu do papel considerando muitas dessas demandas. “Depois das concepções, as ideias, os desejos todos lançados, chega aquele momento: o que quero, posso e preciso fazer. Aí começa a se materializar tudo aquilo que foi pensado anteriormente”, observou Josué.
Durante o bate-papo, o público pôde conferir desde como era a edificação antes da reforma até as surpresas, as escolhas dos materiais e as tomadas de decisões necessárias durante o processo. Condições como tempo, demanda, habitabilidade e pré-existência também foram comentadas pelos convidados. “Nessa experiência, que envolveu a faculdade de Arquitetura da IMED e a Escola Politécnica, buscamos transformar um espaço que antes era mais genérico em um espaço com certa ambientação e envolvimento relativo às nossas áreas”, contou Luciana.
Perdeu o webinar? Acesse aqui para assistir a gravação na íntegra. Aproveite e siga o YouTube da IMED para não perder as próximas transmissões.
21
jan
Processo seletivo ocorre no dia 06 de fevereiro em duas modalidades: prova online de redação dissertativa ou uso da nota do Enem
19
jan
Em 2020, alunos e professores da IMED acompanharam e cuidaram de pacientes com sintomas gripais por meio de contato telefônico
19
jan
Variáveis como recursos e condições necessárias, competências técnicas e comportamentais indicam a forma como se desempenha uma tarefa, seja no ambiente de trabalho ou em algum esporte
15
jan
Parceria entre a IMED e a Defensoria Pública permite que os alunos desenvolvam a prática jurídica por meio das mediações