Comunicação

Notícias

VOLTAR
11/05/2020
Recicladores recebem primeiras doações de álcool gel produzido a partir de vodca

Por: Francine Tiecher

() comentários

O primeiro lote de álcool em gel produzido pela IMED, feito a partir da doação de 400 litros de vodca pela Receita Federal, já chegou ao seu destino final. Cerca de 60 famílias, que atuam nas Cooperativas que realizam a separação e a reciclagem na Central de Transbordo e Resíduos Sólidos de Passo Fundo, foram beneficiadas com a entrega do material de assepsia.

Esses trabalhadores atuam 24 horas no lixão da cidade, na área de transbordo, sendo esse o setor mais delicado, onde as pessoas estão mais expostas e em nível máximo de perigo, não só em relação ao COVID, mas também à exposição a outras bactérias.

“Essa ação reforça o que está em seu DNA, que é o compromisso da instituição em buscar soluções para problemas reais, ela é concreta, ela existe e ela é cumprida fielmente. Quando se resolveu que seria destinado o álcool em gel para o setor de transbordo dos resíduos sólidos urbanos de Passo Fundo, nós tivemos duas razões primordiais: a primeira foi sanitária, que é a proteção da saúde dos indivíduos que trabalham nessa atividade, e a proteção de seus familiares. O segundo objetivo, que é muito importante, é mostrar a situação dos resíduos sólidos da nossa cidade e sua gestão, e a importância de todos, em suas casas e em seus domicílios, separarem os resíduos domésticos para facilitar o trabalho dessas pessoas, que, na verdade, são heróis anônimos, e que não deixam que aconteça um colapso num serviço tão essencial, que é o lixo da cidade. Situações mais alarmantes só não estão acontecendo em Passo Fundo graças ao trabalho dessas Cooperativas e dessas pessoas que trabalham em um local extremamente insalubre, e parte disso é por nossa culpa. Nós temos que colocar a mão na consciência e mudar os nossos hábitos, e mudar as nossas rotinas”, alerta o professor Me. Rudimar Pedro, que é químico e atua na transformação da bebida em material de higiene.

Entre os métodos de prevenção e cuidados que foram adotados pela cooperativa, para manter a saúde dos trabalhadores, está o uso de Equipamentos de Proteção individual – EPIs, como máscaras e luvas, bem como a adoção do método de repouso de 72 horas, para todos os resíduos que chegam nos caminhões, antes de serem manejados.

Vinícius Luiz Balbino, assessor da Cooperativa Recibela, que foi a primeira a receber o álcool em gel produzido pela instituição, destaca que essa doação veio a calhar para a atividade desenvolvida pela Central de Transbordo e Resíduos Sólidos de Passo Fundo. “Pra nós, é fundamental e de suma importância a higienização das mãos e também a utilização dos EPI’s após as 72 horas que os resíduos encontram-se depositados na Central, porque precisamos evitar ao máximo uma possível contaminação de algum desses cooperados. A gente sabe que a atividade deles é de suma importância não só para a cidade, mas também para um colapso ambiental dentro da nossa cidade. Então, agradecemos demais a IMED e todos os envolvidos nesta ação, que estão possibilitando que a higienização, que o cuidado e que a vida sejam preservados desses cooperados”, ressalta.

Além da Recibela, também foram beneficiadas com este primeiro lote as cooperativas: Coama (Cooperativa de Trabalho Amigos do meioambiente), Cootraempo (Cooperativa de Trabalho dos Recicladores do Parque bela Vista) e Arevi (Associação dos Recicladores Esperança da Vitória).

As bebidas que serviram de matéria-prima para a produção do álcool em gel foram apreendidas durante as operações da Receita Federal. A estimativa é que a doação irá render até o final da produção, aproximadamente, 700 litros de álcool em gel 70%, que serão destinados para esses trabalhadores que atuam nesse serviço.

A entrega do primeiro lote, produzido na estrutura dos Laboratórios de Engenharias e Arquitetura da IMED, ocorreu nesta segunda-feira (11/05). A previsão é de que, a partir do dia 20, um novo lote seja produzido a cada dois dias.

 

**Fotos: Francine Tiecher / Comunicação IMED

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia