Como Logar?

Comunicação

Notícias

VOLTAR
13/04/2018
Programa #TeuFuturo seleciona novos participantes

Por: Francine Tiecher

() comentários

Pelo quinto ano consecutivo, a IMED, juntamente com os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Civil é parceira no Programa #TeuFuturo, que atende jovens de ensino médio e técnico de Passo Fundo e Região.

Os participantes do projeto são mobilizados nas escolas públicas e privadas, e convidados a participar de uma formação de 80 horas em suas respectivas áreas de interesse. Em Arquitetura e Urbanismo, são desenvolvidas oficinas de desenho e representação, técnicas e materiais, projeto e tecnologia. Já na área de Ciência da Computação, os alunos aprendem a desenvolver jogos e aplicativos, além de adquirir conhecimentos em robótica. Para os participantes do módulo de Engenharia Civil, são apresentados conceitos teóricos e realizada a prática em desenho técnico, técnicas construtivas, orçamentos e quantitativos.

Além da formação específica em cada uma das áreas, também é proporcionado um módulo de empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal na carreira a seguir, de forma gratuita.

Ao final da formação, todos os participantes recebem certificado do Projeto. Para os alunos que desejarem continuar a carreira acadêmica e profissional na área, são aplicadas avaliações por profissionais da Sociedade Brasileira de Coaching, e posteriormente a isso são encaminhados para possíveis estágios em empresas parceiras da iniciativa. Os alunos selecionados pelas empresas recebem uma bolsa de graduação por 12 meses, com a possibilidade de efetivação do contrato após o termino deste estágio inicial.

Cerca de 200 alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, dos municípios de Passo Fundo, Marau, Carazinho e Tapejara já participaram do projeto.

Para a Coordenadora do #TeuFuturo, Ariane Pazinato, o Programa #TeuFuturo tem o objetivo de mostrar para estes alunos de Ensino Médio uma base de que eles podem vir a estudar se optarem em seguir carreira profissional em uma destas áreas. “Isso fica muito visível ao conversar com alunos que acabaram por ingressar na graduação e falar da gratificação em terem participado do projeto, o quanto isso foi importante para a definição da escolha profissional. Acredito que esse seja nosso maior objetivo, ajudar o aluno a encontrar sua carreira profissional, de maneira prática e divertida, trabalhando em laboratórios e com situações reais. O aluno pode vivenciar a prática destes cursos ao longo dos seis meses de formação, oportunizando a realização pessoal e profissional. Além disso, temos empresas parceiras que apostam nos talentos descobertos pelo Programa #TeuFuturo, que vem de encontro com o objetivo principal do Programa que é integração entre ensino e mercado de trabalho”, destaca.

O projeto tem como principal objetivo aproximar a IMED das escolas de ensino médio/técnico e agência de emprego/estágio, oferecendo a seus estudantes ou membros a formação técnica básica para seguir carreira nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação ou Engenharia Civil, ao mesmo tempo que oferece bolsas de estudo e vagas de estágio em empresas da região.

Interessados podem se inscrever até o dia 04 de maio, preenchendo um formulário disponível AQUI.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia