Comunicação

Notícias

VOLTAR
08/04/2021
Programa #TeuFuturo recebe mais de 560 candidaturas para edição 2021

Por: Francine Tiecher

() comentários

Estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio público e formados no último ano concorrem a formação online na área da Ciência da Computação

 

A escassez de mão de obra qualificada para atuar nas áreas ligadas à tecnologia já é uma realidade no Brasil. No mercado de tecnologia da informação a estimativa é que, em três anos, o déficit alcance 290 mil profissionais. No entanto, essa lacuna também pode ser transformada em uma alternativa para rompimentos de ciclos de escassez ou até pobreza nas famílias brasileiras. É com esse propósito que atua o programa #TeuFuturo, que, na sua edição de 2021, recebeu cerca de 566 candidaturas de estudantes que concorrem a uma das 225 bolsas ofertadas para o ano.

Desenvolvida pelo InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, vinculado à Fundação IMED, a iniciativa oportuniza a estudantes de ensino médio público a descoberta e o desenvolvimento do talento para seguir na carreira de Ciência da Computação. Os inscritos são estudantes do 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas nos municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Estância Velha, Passo Fundo e Região, e ainda os formados no Ensino Médio público em 2020.

Foram selecionados 332 inscritos, oriundos de 35 municípios do Estado, para participar das próximas etapas do processo seletivo, que contemplam a resposta de alguns questionários, envio de um vídeo para entrevista – que será avaliado pela área de Psicologia da instituição – e, posteriormente, serão divulgados os candidatos habilitados a ingressar no programa neste ano.

Primeira turma do #TeuFuturo em Porto Alegre

 

Cada selecionado terá acesso a uma formação online de 280 horas, parte delas dedicadas às competências comportamentais e, as demais, à técnica em programação na web. Os encontros, com duração de 4 horas cada, ocorrerão até 12 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

As bolsas são custeadas pelas empresas apoiadoras, contribuindo para a formação técnica e comportamental dos jovens participantes, proporcionando a oportunidade de ingresso em um setor que sofre com o déficit de profissionais não só no Brasil, mas em todo o mundo. Ao fim do programa, os estudantes podem receber uma oportunidade de estágio ou primeiro emprego em uma das empresas parceiras.

Nesta edição, os apoiadores são: +PraTi, movimento sem fins lucrativos dedicado a capacitar talentos em Tecnologia da Informação em todo o RS; Digital Business, hub de empresas voltado à produção digital; e Yaman, uma das principais consultorias de qualidade e engenharia de software do Brasil.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia