Comunicação

Notícias

VOLTAR
19/11/2021
Programa #TeuFuturo prepara ampliação de atividades no Ceará

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Líder do InovaEdu esteve em Fortaleza e Sobral, conferindo de perto o andamento da edição Alfa, que teve início neste ano em escolas de ensino fundamental 

Nesta semana, o líder do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para Educação da Fundação IMED, professor Amilton Martins, esteve nas cidades de Fortaleza e Sobral, no Ceará, para avaliar as potencialidades das parcerias em andamento nos dois municípios, com o programa #TeuFuturo Alfa, além de projetar a expansão das atividades em 2022.

Em Fortaleza, Amilton foi recebido pela secretária de educação, Dalila Saldanha de Freitas, e pelo presidente do CITInova - Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza, Luiz Alberto Sabóia. Na cidade, já se estima a expansão do programa no próximo ano, passando de 2 mil a 4 mil o número de bolsas oferecidas, e a implantação do #TeuFuturo Web, voltado a estudantes do ensino médio do município.

Já em Sobral - que ocupa o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Brasil, com índice de 9.1 em uma escala de 1 a 10, Amilton se reuniu com a equipe diretiva da SME da cidade, liderada pelo secretário de Educação, Herbert Lima, onde se projeta a expansão do programa para, pelo menos, 20 escolas no próximo ano, e ainda a criação do #TeuFuturo Web, conectado com parceiros locais.

A programação também incluiu visita à Wipro Technologies, empresa indiana de tecnologia da informação, com atuação mundial, incluindo escritório no Brasil e Portugal; e às escolas Dom Aloísio Lorscheider, de Fortaleza, e Maria Dorilene e Padre Osvaldo, de Sobral, onde foi possível conhecer os espaços e acompanhar a dinâmica das aulas junto com os estudantes. Também participaram Haroldo Rodrigues, sócio-fundador da in3s, e Rubem Duek, CEO do Meu Futuro Digital, parceiros do programa.

Em todas as ocasiões, o coordenador do InovaEdu encontrou grande receptividade. O modelo de educação do programa #TeuFuturo, baseado em aprendizagem ativa, sala de aula invertida, aprendizagem por pares e voltado à tecnologia da informação, foi destacado como “altamente inovador”. Assim, provou-se interesse em estreitar cada vez mais a parceria, levando-a às demais cidades do Ceará.

“O alto reconhecimento, tanto de Fortaleza como de Sobral, que são exemplos de educação básica para todo o Brasil, mostra o potencial que o #TeuFuturo tem de impactar o Brasil inteiro, através de novos métodos de educação, voltados ao desenvolvimento da criatividade, resolução de problemas, comunicação e colaboração, preparando os jovens para as profissões do futuro”, enfatiza Amilton.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia