Comunicação

Notícias

VOLTAR
03/03/2021
Programa #TeuFuturo oferta mais de 200 bolsas a jovens estudantes

Por:

() comentários

Estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio público e formados no último ano podem concorrer a formação online na área da Ciência da Computação

A escassez de mão de obra qualificada para atuar nas áreas ligadas à tecnologia já é uma realidade no Brasil. No mercado de tecnologia da informação, a estimativa é que, em três anos, o déficit alcance 290 mil profissionais. No entanto, essa lacuna também pode ser transformada em uma alternativa para rompimentos de ciclos de escassez ou até pobreza nas famílias brasileiras. É com esse propósito que atua o programa #TeuFuturo, que, na sua edição de 2021, ofertará 225 bolsas.

Desenvolvida pelo InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação, vinculado à Fundação IMED, a iniciativa oportuniza a estudantes de ensino público a descoberta e o desenvolvimento do talento para seguir na carreira de Ciência da Computação. Para concorrer, é preciso ser estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas nos municípios de Porto Alegre, Caxias do Sul, Estância Velha, Passo Fundo e Região (confira abaixo as demais cidades*), ou ter completado o Ensino Médio público em 2020.

Cada selecionado terá acesso a uma formação online de 280 horas, parte delas dedicadas às competências comportamentais e as demais, à técnica em programação web. Os encontros, com duração de 4 horas cada, ocorrerão entre 5 de abril e 12 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. As atividades serão realizadas online, por meio da plataforma Zoom. 

As bolsas são custeadas pelas empresas apoiadoras, contribuindo para a formação técnica e comportamental dos jovens participantes e proporcionando a oportunidade de ingresso em um setor que sofre com o déficit de profissionais no Brasil e em todo o mundo. Ao fim do programa, os estudantes podem receber uma oportunidade de estágio ou primeiro emprego em uma das empresas parceiras. 

Nesta edição, os apoiadores são: +PraTi, movimento sem fins lucrativos dedicado a capacitar talentos em Tecnologia da Informação em todo o RS; Digital Business, hub de empresas voltado à produção digital; e Yaman, uma das principais consultorias de qualidade e engenharia de software do Brasil.

As inscrições estão abertas até 7 de abril e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/inscricaoteufuturo2021 .

 

Serviço

Programa #TeuFuturo 2021

Período de inscrições: até 07/02

Edital e inscrições: https://bit.ly/inscricaoteufuturo2021

 

*Todas as 32 cidades da 7ª CRE-RS: Água Santa, Camargo, Capão Bonito do Sul, Casca, Caseiros, Ciríaco, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Gramado dos Loureiros, Guaporé, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Marau, Mato Castelhano, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Nonoai, Passo Fundo, Pontão, Rio dos Índios, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, Sertão, Tapejara, União da Serra, Vanini, Vila Lângaro e Vila Maria.

 

Sobre o programa

Desde a sua criação, em 2013, o programa já formou mais de 340 estudantes, na região de Passo Fundo e Porto Alegre. Atualmente, está ligado ao programa Jovem RS - Conectado ao futuro, do Governo do Estado. No último ano, em razão da pandemia, o formato precisou ser adaptado para o ambiente online. Foram concedidas 40 bolsas a estudantes de ensino público de Passo Fundo, Marau e Tapejara. O método online foi testado e validado. Agora, a meta é ampliar a área de abrangência do programa. Mais informações: http://teufuturo.imed.edu.br

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia