Comunicação

Notícias

VOLTAR
02/12/2020
Programa #TeuFuturo desafia alunos em hackathon

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Atividade testa competências técnicas e comportamentais desenvolvidas durante a formação 

Um hackathon, realizado na última semana, desafiou os estudantes do programa #TeuFuturo a colocarem em prática o conhecimento obtido durante a formação. A atividade foi proposta pelos professores Amilton Martins e Fernando Posser e contou com a participação de mentores das empresas parceiras: Artur Nunes, Henrique Ciecielski e Rafael Kern, da Atua Sistemas; Gabriel Pelisson, da Razor Computadores; e Victor Strapazzon Ruschel, da Compasso UOL.

No hackathon online, os estudantes se reuniram em Tribos de até oito participantes e tinham que resolver seis desafios de algoritmos, com níveis diferentes de dificuldade. Os mentores das empresas apoiadoras atuaram no auxílio de organização de times e com dicas de solução dos desafios, na lógica de perguntas ou charadas, no estilo “Mestre dos Magos” da Série Caverna do Dragão. Para resolver os desafios, os estudantes precisavam usar competências de comunicação e colaboração, visto que a dificuldade era grande e o tempo escasso, e resolução de problemas, para propor soluções funcionais e otimizadas dos desafios.

O estudante Edson Alfaro Segovia, de 18 anos, aluno da Escola Joaquim Fagundes dos Reis em Passo Fundo, relata que a atividade contribuiu para o desenvolvimento de muitas habilidades. “Gostei bastante da proposta do Hackathon. O fato de estarmos em um grupo de oito pessoas, onde a metade foi selecionada na hora, deu uma certa dificuldade, por não termos afinidade ainda. Posso dizer com tranquilidade que gastamos os primeiros minutos com o planejamento de como iríamos trabalhar e sintonizando as ideias e dúvidas de todos. A partir disso, foi bastante divertido, aprendemos a trabalhar em grupo, a entender e ajudar uns aos outros nos problemas e dificuldades”, comenta.

 

 

Confira o depoimento dos mentores.

“Muito bacana ver as novas gerações aprendendo sobre tecnologia cada vez mais cedo. Me surpreendi com a capacidade dos alunos de solucionar problemas que, na minha época, víamos somente na faculdade.”

Victor Ruschel – IT Project Manager da Compasso

 

“Participar do evento para mim foi um tanto nostálgico, me fez lembrar das minhas primeiras experiências com programação, partindo de momentos extremamente eufóricos com os pequenos avanços que tive até frustrações por conta da inexperiência na área. Sobretudo, vale ressaltar a perseverança que aprendi a ter durante meu desenvolvimento e isso é algo importante que todo iniciante deve ter em mente. Além disso, os jovens que participam do programa têm uma grande vantagem, que é o apoio, o incentivo diário, seja dos professores envolvidos ou dos colegas que estão se desenvolvendo juntos. Isso é muito importante e ajuda a motivar ainda mais a todos para que continuem seus estudos e seu desenvolvimento como futuros profissionais. Parabéns a todos simplesmente pela iniciativa de participar do projeto, sem dúvida, é uma experiência muito rica para todos os envolvidos!”

Rafael Kern - Estagiário de Programação da Atua

 

“Foi extremamente lisonjeador poder ajudar um pessoal dedicado com um futuro tão brilhante. Eu, com certeza, não sei tudo de programação, mas foi ótimo poder ajudar alguém com meu conhecimento e, certamente, farei de novo sempre que possível. Sei que daqui um tempo terei a chance de trabalhar com algum deles e estarei pronto para ouvir tudo o que eles tiverem para ensinar.”

Henrique Lopes Ciecielski - Desenvolvedor da Atua

 

Mais sobre o #TeuFuturo

O programa oportuniza a estudantes de ensino público a descoberta e o desenvolvimento do talento para seguir na carreira de Ciência da Computação, oferecendo formação técnica e comportamental para conectá-los a vagas de estágio ou primeiro emprego em empresas que demandam esses profissionais. Mais informações: http://teufuturo.imed.edu.br

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia