Comunicação

Notícias

VOLTAR
29/11/2021
Programa #TeuFuturo apresenta 400 jovens talentos ao mercado de tecnologia

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Para o próximo ano, 2 mil bolsas para estudantes de todo o País já estão garantidas e a meta é impactar 5 mil estudantes

Uma cerimônia online, realizada neste sábado, marcou a formatura e a apresentação ao mercado de 400 jovens talentos capacitados pelo programa #TeuFuturo. São jovens estudantes do ensino médio ou já formados, que, ao longo dos últimos meses, receberam formação básica para seguir carreira na área de TI. As atividades do programa, desenvolvido pela Fundação MED, por meio do InovaEdu – Laboratório de Ciência e Inovação para Educação, foram desenvolvidas de forma remota, impactando jovens de mais de 100 municípios gaúchos. 

 

 

Para a edição deste ano, o #TeuFuturo contou com parceria das empresas Razor Computadores, Yaman, Digital Business, PoloSul, Sencon e do movimento +PraTI, além do apoio de iniciativas como Meu Futuro Digital e Fundação Wadhwani. Além de receber formação básica para desenvolvimento técnico e comportamental, os participantes receberam apoio para ingressar em oportunidade de estágio ou primeiro emprego. Além disso, todos os finalistas recebem uma bolsa de 30% para graduação em Ciência da Computação na IMED, em Passo Fundo, por quatro semestres.

Criado em 2014, na região de Passo Fundo, o programa já impactou mais de 2.700 alunos pelo País, considerando também iniciativas coirmãs como #TeuFuturo Alfa, voltado a estudantes do ensino fundamental, e #OTechTaOn, realizado juntamente com a organização Meu Futuro Digital, a consultoria Avanade, a agência de comunicação REF+ e a ONG Embaixadores da Educação. Atualmente, o #TeuFuturo também está ligado ao programa Jovem RS - Conectado ao futuro, do Governo do Rio Grande do Sul. 

“Rodar um programa com essa complexidade, em meio a uma pandemia, parecia difícil, mas nós fomos muito além, porque a pandemia ficou em segundo plano. Nós conseguimos, dentro do meio digital, potencializar o #TeuFuturo para todo o Estado e, agora, para todo o Brasil”, comentou a articuladora do programa, Tracy Freitas. A expectativa para 2022 é expandir a atuação do #TeuFuturo para mais de 250 municípios, em 26 estados brasileiros, oferecendo 5 mil bolsas entre ensino fundamental e médio. Do total, 2 mil bolsas já estão garantidas - os interessados podem realizar a pré-inscrição.

Representando os colegas de turma, o estudante João Pedro Chiarentin destacou que a formatura não representa apenas o encerramento de um ciclo, mas sim um novo passo para o futuro. “Ao longo desses meses, deixamos de ser estranhos que se conheceram na internet para sermos amigos e futuros colegas de profissão. Foram longos dias, exaustivos exercícios e depois de alguns problemas e vários bugs, no fim, foram gratificantes e estão valendo a pena, pois a gente aprendeu muito com os professores e psicólogos.” 

“O curso não só nos ensinou a programar, mas também nos ensinou a crescer profissionalmente. Durante esse caminho, muitos desistiram ou deixaram pela metade. Os que não desistiram estão aqui presentes hoje, graças a seus próprios esforços e dedicação. Admiro cada um e torço pelo sucesso de vocês”, acrescentou a estudante Manuela Barbosa de Lima.

Também participaram da cerimônia o superintendente de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, Frederico Guedes, e os representantes das empresas e instituições parceiras Inês Meira (Digital Business), Odolir Reginatto (Polosul), Rubem Duek (Meu Futuro Digital), Afonso Celso Dutra Acauan Filho (Yaman), Gediel Luchetta (Mais Pra TI), William Strapazzon (Sencon) e André Luiz Reichert (Razor).

Além das pré-inscrições para novos alunos, estão abertas as candidaturas para quem deseja atuar junto à equipe realizadora do #TeuFuturo, seja como mentor técnico, facilitador comportamental ou apoio tecnológico. 

 

Sobre a Fundação IMED

A Fundação IMED é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 2006 pelo Complexo de Ensino Superior Meridional S.A., também mantenedor da Faculdade IMED. A Fundação  trabalha para integrar academia, iniciativa privada e poder público, promovendo impacto científico e social por meio de pesquisa aplicada, projetos de extensão e inovação tecnológica. 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia