29/05/2018
Programa #TeuFuturo: oportunidade de experimentar uma carreira ainda no Ensino Médio

Pelo quinto ano consecutivo, a IMED, juntamente com os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Civil é parceira no Programa #TeuFuturo, que atende jovens de ensino médio e técnico de Passo Fundo e Região.

Os participantes do projeto são mobilizados nas escolas públicas e privadas, e convidados a participar de uma formação de 80 horas em suas respectivas áreas de interesse. Em Arquitetura e Urbanismo, são desenvolvidas oficinas de desenho e representação, técnicas e materiais, projeto e tecnologia.

“A experiência irá contribuir, significantemente, para a inserção dos alunos no ambiente do ensino superior, para o aprofundamento de questões relacionadas à cidade e às edificações, bem como aos temas a elas vinculados (racionalização de processos, economia e re-aproveitamento de materiais e energia, eficiência energética, conforto ambiental, relação forma-uso-função, etc.).

Contribuirá, assim, para o desenvolvimento do conhecimento técnico, tecnológico e específicos da Arquitetura e Urbanismo. Após a conclusão dos processos de formação e capacitação, os estudantes se tornaram replicadores de conhecimento e da experiência vivida para os demais da rede de ensino de Passo Fundo e região”, comenta a Coordenadora do Mestrado e Coordenadora do Projeto na área de Arquitetura e Urbanismo, Dra. Caliane Almeida.

Já na área de Ciência da Computação, os alunos aprendem a desenvolver jogos e aplicativos, além de adquirir conhecimentos em robótica.

De acordo com a Coordenadora do programa no Curso de Ciência da Computação, Me. Ariane Mileidi Pazinato, a IMED oportuniza aos alunos do ensino médio, vivenciar a prática das profissões.

“O #teufuturo no curso de Ciência de Computação inicia todo o processo de construção e vivência com estes alunos de ensino médio, pois oferece a eles uma experiência inicial na área da computação, para que eles possam se experimentar e se aventurar nesta área antes mesmo de iniciar uma graduação”, descreve.

Para os participantes do módulo de Engenharia Civil, são apresentados conceitos teóricos e realizada a prática em desenho técnico e maquetaria, técnicas construtivas, orçamentos quantitativos e empreendedorismo.

“O #TeuFuturo é um espaço para que o jovem possa se descobrir dentro da profissão de Engenheiro Civil. Em aulas dinâmicas e práticas com os professores da graduação, os alunos podem experimentar a área e conhecer o leque de opções de atuação do profissional. Além disso, são estimulados o tempo todo a trabalhar em equipe, umas das qualidades buscadas pelo cenário atual do mercado de trabalho”, ressalta a Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da IMED, Me. Jéssica Flesch Novaes.

No decorrer da formação, os alunos da graduação também terão participação no programa, atuando como monitores das ações.

Além da formação específica em cada uma das áreas, também é proporcionado um módulo de empreendedorismo e o desenvolvimento pessoal na carreira a seguir, de forma gratuita.

O aluno do 1º nível da graduação em Engenharia Civil da IMED, Hugo Gambatto Almeida, que participou do #TeuFuturo em 2017, conta como foi sua experiência no programa: “No terceiro ano do ensino médio eu estava bastante indeciso sobre que faculdade eu ia fazer: não sabia se fazia arquitetura, engenharia ou computação. Foi aí que a equipe do programa foi até a escola onde eu estudava, no Cecy Leite Costa, e como eu tinha bastante dúvida nisso, resolvi participar. Eu aprendi muita coisa desde o início do projeto, as aulas sempre foram bastante dinâmicas e práticas, e isso incentiva bastante os participantes pois temos contato com o que os profissionais realmente fazem. Com o decorrer do curso, eu fui gostando cada vez mais e me identificando cada vez mais com a área, fui vendo que era a engenharia mesmo que eu queria para a vida, que essa seria a minha profissão.

Mesmo se eu não tivesse seguido na área, levarei os conhecimentos adquiridos durante o projeto por toda a vida. Eu indico o Teu Futuro a todos que desejam conhecer mais sobre o mundo profissional. Aqui eu fiz amigos, conheci muitas pessoas, alguns deles hoje são meus colegas de faculdade. Aprendi muitas coisas que eu não sabia, e a participação no projeto expandiu muito minha mente e minha maneira de pensar. Eu aconselho a todos que estiverem com alguma dúvida quanto ao futuro profissional, que venham conhecer e participar do programa, pois adquirimos conhecimentos que serão muito úteis, principalmente em relação a ampla área de atuação profissional tanto na Arquitetura, quanto na Engenharia e na Ciência da Computação”, frisa.

Ao final da formação, todos os participantes recebem certificado do Projeto. Para os alunos que desejarem continuar a carreira acadêmica e profissional na área, são aplicadas avaliações por profissionais da Sociedade Brasileira de Coaching, e posteriormente a isso são encaminhados para possíveis estágios em empresas parceiras da iniciativa. Os alunos selecionados pelas empresas recebem uma bolsa de graduação por 12 meses, com a possibilidade de efetivação do contrato após o termino deste estágio inicial.

Cerca de 200 alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares, dos municípios de Passo Fundo, Marau, Carazinho e Tapejara já participaram do projeto.

O projeto tem como principal objetivo aproximar a IMED das escolas de ensino médio/técnico e agência de emprego/estágio, oferecendo a seus estudantes ou membros a formação técnica básica para seguir carreira nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação ou Engenharia Civil, ao mesmo tempo que oferece bolsas de estudo e vagas de estágio em empresas da região.