Comunicação

Notícias

VOLTAR
06/09/2019
Professoras da IMED apresentam artigo em Congresso na Espanha

Por: Eduarda Ricci Perin

() comentários

Docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo apresentaram pesquisa sobre preservação e reuso do patrimônio histórico brasileiro

O 27º Internacional Simposyum, organizado pelo Comitê Internacional de Fotogrametria Arquitetônica (International Committee of Architectural Photogrammetry - CIPA) em Ávila, na Espanha, contou com a participação de pesquisadores de mais de 30 países. Entre eles, o Brasil, representado pelas professoras Me. Rafaela Simonato Citron e Me. Josiane Patrícia Talamini, docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da IMED.

O evento, realizado de 1 a 5 de setembro, discutiu a documentação, a preservação e o reuso do patrimônio histórico. Neste contexto, as professoras apresentaram o artigo intitulado “Heritage at risk in Brazil: what lessons can we learn for the regeneration of Royal Arsenal, east London”, que discute os problemas da preservação do patrimônio histórico no Brasil, buscando soluções através de comparações com a Inglaterra.

“No Brasil, temos o costume de transformar edifícios tombados em museus, enquanto na Inglaterra é muito comum converter edifícios tombados para uso habitacional e usos mistos, que fazem com que o patrimônio faça parte do cotidiano da cidade e contribui assim para a sua preservação” destacou a professora Rafaela.

Além da apresentação de trabalhos, o Congresso promoveu visitas técnicas às muralhas que rodeiam a cidade de Ávila, onde foi realizado o evento, e à Catedral de Ávila, construção do século XII. O Congresso também contou com eventos sociais que integraram os participantes. Para as professoras, os momentos de integração também foram proveitosos para a troca de ideias e experiências entre os participantes que representaram 34 países.

O 27º Internacional Simposyum é organizado pelo CIPA, subdivisão do ICOMOS, que atua na área de documentação do patrimônio histórico, especialmente a partir do uso de ferramentas digitais como laser scanning, fotogrametria, uso de drones, ferramentas BIM, entre outros. Os encontros ocorrem a cada dois anos, sendo este realizado em Ávila, cidade patrimônio mundial reconhecida pela UNESCO. A próxima edição ocorrerá em 2021, em Pequim, na China.

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia