Como Logar?

Comunicação

Notícias

VOLTAR
13/06/2018
Professor do PPGD da IMED realiza atividades nas universidades Harvard e Georgetown

Por: Daniel Santos

() comentários

Em viagem aos Estados Unidos, o professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da IMED, Fausto Santos de Morais, participou do Originalism Seminar na Georgetown Law School, em Washington D.C. O evento foi promovido pelo Centro de Constituição sob a coordenação dos professores Randy Barnett e Lawrence Solum.

Para o professor Fausto, a participação no evento proporcionou a aprendizagem de um modelo de interpretação da Constituição que, com os devidos cuidados, pode orientar uma melhor prática para a interpretação brasileira. “O foco foi o treinamento dos participantes na teoria Originalista de interpretação da Constituição. Dois fatores marcaram esse encontro: O primeiro, a presença de opositores a teoria estudada, como por exemplo, o professor Jack Balkin. O segundo, a integração entre teoria e prática, proporcionada pela participação de juízes das cortes superiores. Outro ponto relevante, foi a reunião com o Ministro da Suprema Corte Neil Gorsuch”, comenta o professor.  

Durante sua passagem pelos Estados Unidos, o professor participou também das discussões promovidas pelo Instituto For Global Law & Policy da Harvard Law School. O evento tem como objetivo promover o desenvolvimento em comum de ideias heterodoxas para lidar com os desafios que a Política Econômica Global impõe ao Direito.

De acordo com o professor, esse evento conjugou esforços comuns para entender o papel do Direito na era de desafios globais, bem como pensar alternativas para lidar com os desafios políticos e econômicos comuns. “Entre inúmeros pesquisadores internacionais sobre temas relacionados a temática, destaca-se a presença dos professores Duncan Kennedy e David Kennedy, ambos vinculados à Harvard”, destaca

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia