08/10/2019
Pré-vestibular on-line ou presencial: descubra o formato ideal para você

Se você planeja fazer vestibular ou a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), inscrever-se em um curso preparatório pode fazer toda diferença.

Mas, qual modelo optar: pré-vestibular on-line ou presencial? Para te ajudar nessa escolha, reunimos dicas e pontos fortes (e fracos) de cada formato.

Qualidade

Segundo dados do Censo do Ensino Superior, as matrículas em cursos da modalidade presencial cresceram 33,8% entre 2007 e 2017. Por outro lado, a educação a distância registrou expansão de 375% no período – o que denota um reconhecimento da modalidade on-line.

Geralmente, educadores que trabalham em cursinhos presenciais também dão aulas em formatos digitais. Você pode considerar isso na hora de escolher o pré-vestibular.

Além de analisar o currículo dos professores, vale a pena avaliar a qualidade dos materiais didáticos oferecidos. Confirme também como são feitos os plantões para esclarecimento de dúvidas, e se são disponibilizados exercícios extras.

De forma geral, buscar referências com outras pessoas que fizeram o curso pré-vestibular que você está cogitando, seja ele presencial ou on-line, ajuda a evitar uma experiência frustrada.

Foco

Algumas pessoas se concentram melhor em casa, em um ambiente tranquilo e confortável. Outras preferem a experiência de sala de aula, onde há mais chances de troca e interação com colegas e professores.

Independentemente do seu perfil, lembre-se que os dois formatos apresentam armadilhas. Em casa, as distrações podem vir do próprio computador (redes sociais, vídeos, e-mails, jogos) ou de certas comodidades, como um cochilo no meio da tarde. Já na sala de aula presencial, as conversas paralelas e a bagunça de outros estudantes podem dificultar o seu processo de estudo.

O formato presencial traz certas restrições de horários.

Nem sempre o horário das aulas pode se encaixar na sua rotina.

Além do tempo gasto com o deslocamento até a sala de aula, a duração de cada disciplina pode variar por diversos motivos – indo da didática de cada professor até o número de perguntas feitas durante a explicação.

Nos cursos on-line, você tem a vantagem de fazer aulas pelo celular, tablet ou computador, de onde você estiver e quando você quiser. Isso elimina o tempo de deslocamento, tornando o horário de estudo bem mais flexível.

Outra vantagem é poder pausar a tarefa e terminar a aula depois, sem perder nenhum conteúdo.

Preço

A mensalidade do curso pré-vestibular pode variar, a depender do formato (se presencial ou a distância).

As aulas on-line tendem a ser mais baratas.

Apesar disso, já existem alternativas presenciais acessíveis – e até mesmo cursos comunitários gratuitos.

Então, na hora de escolher, não esqueça de somar os seus gastos!

O preço da internet, dos materiais didáticos, além do que você gastar com transporte e alimentação, devem encaixar no seu orçamento. Assim, você mesmo pode fazer as contas na ponta do lápis e decidir o que melhor se encaixa no seu orçamento e no seu perfil de estudo.

Algumas pessoas conseguem render mais estudando em casa, outros precisam “sentir” que estão acolhidos numa “escola”.

Pense bem. Some. Faça a sua lista de prós e contras, antes de decidir. Assim, você se sentirá mais seguro com a escolha e sua cabeça ficará mais tranquila para o que realmente importa, que é absorver o conteúdo para estar bem preparado para prova, seja Enem ou Vestibular.

Daí, boa sorte!