Comunicação

Notícias

VOLTAR
22/10/2019
PPGA publica trabalho no Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo

Por: Eduarda Ricci Perin

() comentários

O evento aconteceu de 9 a 11 de outubro em Brasília e debateu o tema “Negócios sustentáveis em cenários de transformação”

O professor Dr. Claudionor Guedes Laimer, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e o Dr. Dieisson Pivoto, que realiza estágio pós-doutoral na IMED, publicaram trabalho no 5º EBPC - Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo.

Com o título “Digital participation: a comparative analysis between platform and traditional cooperatives”, a pesquisa analisou os aspectos de governança democrática e autogestão em cooperativas de plataforma e cooperativas tradicionais com base em práticas de participação digital.

O objetivo foi comparar as cooperativas tradicionais e de plataforma em matéria de comunicação e transparência com a cooperativa, co-criação de serviços e tomada de decisão. Foram entrevistados líderes de cooperativas tradicionais e de plataforma com práticas digitais. As descobertas mostram que, tanto as cooperativas tradicionais, quanto as cooperativas de plataforma têm poucas iniciativas de participação digital em comparação com as possibilidades oferecidas pela literatura.

O evento aconteceu de 9 a 11 de outubro em Brasília e foi promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e pela Universidade Federal de Viçosa. O tema do Encontro foi “Negócios sustentáveis em cenários de transformação”.

De acordo com o professor, o EBPC reuniu pesquisadores, gestores, dirigentes e profissionais do sistema cooperativista. “A participação em eventos permite a troca e discussão de ideias entre pesquisadores e gestores de cooperativas, o que possibilita contribuir com o avanço da gestão das organizações cooperativistas”, destaca Laimer.

Ao longo de suas edições, o evento se tornou um ambiente favorável à criatividade, inovação e debates sobre o cooperativismo contemporâneo, em suas diferentes vertentes, além de possibilitar um maior estreitamento nas trocas de conhecimento entre a academia, as cooperativas, os órgãos de representação e fomento e demais interessados.

Além do professor Claudionor e do Dr. Dieisson Pivoto, também são autores do trabalho os pesquisadores: Mário De Conto (ESCOOP), Carlos Alberto Oliveira de Oliveira (ESCOOP) e Camila Luconi Viana (Unisinos).

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia