Comunicação

Notícias

VOLTAR
09/09/2019
Pós-doutorando em Administração apresenta pesquisa na Alemanha

Por: Eduarda Ricci Perin

() comentários

Pesquisador realiza estágio pós-doutoral na IMED sob a supervisão do professor Dr. Claudionor Guedes Laimes

A transformação digital das organizações cooperativas é o tema do projeto de pesquisa desenvolvido pelo Dr. Dieisson Pivoto, que realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da IMED com bolsa CAPES.

Supervisionado pelo professor Dr. Claudionor Guedes Laimer (PPGA/IMED), o pós-doutorando tem elaborado trabalhos que são submetidos a eventos e periódicos nacionais e internacionais.

O primeiro resultado da pesquisa realizada em conjunto com outros pesquisadores é o artigo publicado e apresentado no ICA - CCR European Research Conference, realizado de 21 a 23 de agosto, na Humboldt University of Berlim, em Berlim, na Alemanha. O evento abordou o tema “Cooperativas e a transformação dos negócios e da sociedade”.

O trabalho, intitulado “Digital participation in cooperatives: how are governance and democracy conducted in social enterprise on the digital era?” tem a autoria de Mário De Conto (ESCCOP/SESCOOP), Camila Luconi Viana (SICREDI), Dieisson Pivoto (PPGA/IMED), Carlos Alberto Oliveira de Oliveira (ESCOOP/SESCOOP), Paola Richter Londero (ESCOOP/SESCOOP) e Claudionor Guedes Laimer (PPGA/IMED).

A pesquisa analisou os aspectos de governança democrática e autogestão em cooperativas de plataforma e cooperativas tradicionais com base em práticas de participação digital. O objetivo foi comparar as cooperativas tradicionais e de plataforma em matéria de comunicação e transparência com a cooperativa, co-criação de serviços e tomada de decisão. Foram entrevistados líderes de cooperativas tradicionais e de plataforma com práticas digitais. As descobertas mostram que, tanto as cooperativas tradicionais, quanto as cooperativas de plataforma têm poucas iniciativas de participação digital em comparação com as possibilidades oferecidas pela literatura.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia