27/11/2019
Pesquisa desenvolvida na IMED analisa inovação na cadeia produtiva do plástico verde

Por: Eduarda Ricci Perin

Levantamento foi publicado em dos principais periódicos do mundo sobre desenvolvimento sustentável

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da IMED analisou o processo de inovação no processo produtivo do plástico verde, que substitui a nafta, recurso não renovável, pelo etanol de cana-de-açúcar, produto renovável e principal insumo da cadeia produtiva.

Pelo processo inovador e sustentável de produção do plástico verde, a pesquisa promovida pela instituição foi publicada no Journal of Cleaner Production, um dos principais periódicos do mundo sobre desenvolvimento sustentável. O estudo é desenvolvido pela professora do PPGA da IMED, Dra. Giana de Vargas Mores, em conjunto com os professores Dr. Rodrigo Barichello da Unochapecó, Dr. Eugenio Pedrozo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Dra. Caroline Spanhol Finocchio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

De acordo com a professora Giana, o plástico verde é produzido no Vale do Triunfo/RS e possibilita a redução de dióxido de carbono (CO2), um dos principais gases causadores do efeito estufa. “O estudo de caso contou com entrevistas em profundidade com diversos agentes da cadeia produtiva. Os resultados mostram que as colaborações entre a organização focal, que é a petroquímica, e os demais agentes da cadeia são fundamentais para o desenvolvimento de produtos voltados para a sustentabilidade”, destaca a professora.

Segundo ela, a petroquímica criou iniciativas para alinhamento em termos de sustentabilidade, como a criação do código de conduta para fornecedores de etanol e programas de certificação (selo de qualidade) para indústrias de transformação de plástico que seguem requisitos de sustentabilidade. “Essas iniciativas visam a reduzir o impacto social e ambiental ao longo da cadeia produtiva”, enfatiza.

Mestrado em Administração
O Curso de Mestrado em Administração qualifica profissionais para três áreas de atuação: docência; pesquisa aplicada e formação de gestores com habilidades analíticas e comportamentais. Perfil do egresso focado na fluência tecnológica, capacidade de trabalho em equipe, empreendedorismo e inovação.

Inscrições
Pelo site pos.imed.edu.br é possível realizar a inscrição para o Mestrado em Administração até o dia 28 de novembro. Os processos seletivos ocorrerão nos dias 02 e 03 de dezembro, seguindo as etapas previstas por área. Os resultados finais serão divulgados de 04 a 07 de dezembro, diretamente pelo o e-mail dos candidatos. Demais informações podem ser obtidas no edital ou pelo e-mail [email protected]