Como Logar?

05/12/2017
Participação ativa no cuidado da população idosa

Os acadêmicos do 5º nível do Curso de Medicina da IMED participaram ativamente, durante o decorrer do semestre, do cuidado da população idosa.

Proporcionada pela Disciplina de Saúde Coletiva IV, ministrada pela professora Andressa Rebequi, os estudantes desenvolveram sete rodas de conversa com pessoas da terceira idade no Centro de Referência Assistencial Social III – CRAS, do Bairro Planaltina.

Durante os encontros, dos quais participaram 25 idosos moradores da comunidade, as discussões envolveram diversos temas importantes para a qualidade de vida desta população, tais como: alimentação, nutrição e hábitos saudáveis, a importância da adesão aos medicamentos, climatério e sexualidade, violência contra o idoso, limitações físicas, prevenção de quedas e atividade física. A atividade final foi destinada à saúde mental e prevenção ao suicídio.

"A atividade foi de extrema importância para nossa formação como médicos, porque nos coloca frente a frente com a realidade que os pacientes vivem, nos proporciona uma experiência interessante onde nós somos responsáveis por disseminar conhecimento. Fica a sensação de poder fazer a diferença", destaca o acadêmico Otávio Ciapparini Battisti.

A oportunidade teve como intuito promover um espaço de benefícios coletivos, colaborando para promoção à saúde, onde pudesse haver a aproximação dos alunos com a população, incentivando o desenvolvimento de habilidades relacionadas a comunicação em saúde, integralidade e humanização no cuidado.