21/11/2019
Parcerias em prol da inovação

Por: Liliana Crivello

Vice-presidente Acadêmico participa de missão internacional em Israel que promove inovação com investimento em pesquisa e conexão entre universidades, governos e empresas

A missão governamental e empresarial da comitiva do Rio Grande do Sul visitou a Autoridade de Inovação de Israel, em Jerusalém. Nos 13 dias de percurso, que se encerram nesta quinta-feira (21/11), por experiências de inovação, pesquisa, indústria e governo digital, foi possível entender como três dos países mais avançados do mundo conseguiram vencer seus desafios e usar a tecnologia para impulsionar o desenvolvimento e melhorar a vida das suas populações.

O vice-presidente Acadêmico da IMED, William Zanella acompanhou a comitiva, onde um grupo de organizações públicas e privadas do RS cumpriu agendas em Israel. “Tivemos a oportunidade de conhecer aqui em Telavive, em Jerusalém e em Haifa, as três principais cidades de Israel, o ecossistema empreendedor e de inovação do país. Foi uma experiência muito rica, de muito aprendizado, que podemos ter no ecossistema desde as iniciativas governamentais que estão dando suporte para que as empresas executem as atividades. Tivemos a oportunidade de conhecer hubs de tecnologia, autoridade de inovação, empresas que estão fazendo spin off, para atuarem de forma mais ampla e global num mercado cada vez mais competitivo. É uma nação que tem um foco e pragmatismo na execução, na pesquisa de ponta, mas principalmente no elo governo, universidade e o meio empresarial

Estamos voltando com muitas ideias na bagagem e muita esperança que podemos competir e desenvolver o Estado a partir do empreendedorismo e das novas ideias”, descreve Zanella.

Na Autoridade de Inovação de Israel, o grupo foi recebido por Alan Hofman, diretor de Colaboração com a América Latina, que apresentou a estratégia do país para promover a inovação. De acordo com Hofman, as ações são promovidas com o objetivo de garantir um desenvolvimento que seja sustentável no tempo e também inclusivo, social e geograficamente. O governo de Israel considera que cada US$ 1 investido em inovação é capaz de gerar de US$ 5 a US$ 8.

A Autoridade Israelense apoia financeiramente o desenvolvimento de projetos de inovação, com vários modelos de suporte, dependendo do estágio em que se encontra o projeto. Por meio de fundos, é oferecido um suporte de até 50% do valor necessário para acelerar um empreendimento, de acordo com critérios de seleção e adesão às prioridades do país. Chama a atenção, entre os pilares de atuação da organização, a filosofia de compartilhamento de riscos.

Além de visitas recíprocas, firmou-se o compromisso de promover treinamentos, pesquisas e aproximação entre empresas.