Comunicação

Notícias

VOLTAR
18/06/2020
Novidade na IMED Porto Alegre, graduação em Enfermagem busca formar líderes

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Currículo do curso foi construído a partir de consulta a instituições de saúde, visando atender às necessidades do setor e suprir lacuna no mercado

Com aprovação do Ministério da Educação, a IMED amplia o portfólio de graduações disponíveis na Capital gaúcha, passando a oferecer o curso de Enfermagem. Com conceito 4 pelo MEC, a novidade, segundo o diretor do Campus Porto Alegre, professor Marc Deitos, vem fortalecer a atuação da Escola de Saúde da IMED na cidade, somando-se aos cursos de Odontologia e Psicologia, e tem a proposta de formar profissionais alinhados às necessidades do mercado de trabalho. Para isso, a matriz curricular foi desenvolvida em parceria com instituições de saúde que são referência no Rio Grande do Sul e no Brasil. 

“A grade curricular foi construída em consulta direta aos serviços de saúde. Perguntamos, em primeiro lugar, qual era a demanda dos hospitais e serviços em relação à formação dos enfermeiros e, em segundo lugar, o que faltava na formação dos profissionais que estão chegando ao mercado. A resposta foi uma defasagem nas áreas de gestão, pois, além de cuidar da assistência ao paciente, ele também faz toda a gestão do serviço de saúde. Com essa informação dos serviços de saúde, nós construímos uma grade curricular para suprir essa lacuna do mercado”, esclarece.

Com conteúdos divididos em Ciências Biológicas, Humanas e Sociais e de Enfermagem, a grade do curso também traz disciplinas específicas da área de Gestão, trabalhando questões fundamentais da administração dos serviços de saúde de forma transversal no currículo. Outro diferencial são as disciplinas no formato de desafios, nas quais, a cada semestre, os alunos são estimulados a desenvolver habilidades e competências relacionadas à comunicação, ao empreendedorismo, à inovação, ao comportamento e à tecnologia e inovação nos serviços de saúde. 

Os estudantes terão a vivência prática desde o início do curso, com a disciplina de Introdução à Enfermagem, sendo apresentados a ambientes de inserção do enfermeiro e em contato com os serviços, naturalizando a prática. Como hospitais parceiros do curso, a IMED conta com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a Rede de Saúde Divina Providência, o que garante aos acadêmicos “os espaços mais qualificados da cidade para a sua formação”, enfatiza Marc. 

A área de saúde como um todo encontra-se em forte expansão, ampliando também o protagonismo da enfermagem. “A valorização deste profissional também é crescente, sendo uma das profissões com maior reputação, confiança e respeito da sociedade. No Rio Grande do Sul, além da busca cada vez maior por enfermeiros, temos a condição específica do envelhecimento da população gaúcha, que seguirá demandando cada vez mais profissionais capacitados para esse atendimento, por um longo período”, avalia.

 

 

Processo Seletivo IMED

As inscrições para ingresso na primeira turma já estão abertas, por meio do Processo Seletivo 2020/2. São disponibilizadas vagas para o curso no turno da manhã e da noite. Os interessados poderão escolher entre duas opções: realizar a prova de redação online ou utilizar a nota do Enem, modalidade que teve a sua abrangência ampliada. A prova será realizada em 4 de julho de 2020, com a possibilidade de agendamento em dois horários (9h ou 14h). 

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia