Por: Karen Vidaleti
Tweet (O HC abriga o Hospital-Escola da IMED e é o único do Norte do Estado reconhecido no ranking Best Hospitals Brazil
Parceiro da IMED no ensino voltado à área da saúde, o Hospital de Clínicas de Passo Fundo está entre os 100 melhores do Brasil. O reconhecimento vem através do ranking Best Hospitals, elaborado pela revista norte-americana Newsweek, em parceria com a consultoria global de pesquisa Statista Inc.
A instituição de saúde, que ocupa a 74ª posição, é a única do Norte do Estado - terceiro maior polo de saúde do Sul - a figurar no ranking. Em suas instalações, abriga o Hospital-Escola IMED HC, principal estrutura de apoio ao curso de Medicina e às demais graduações da área da saúde. A pesquisa considerou a avaliação de especialistas, pacientes e indicadores da área da saúde e inclui ainda hospitais de 25 países, entre eles Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha que se destacam em suas áreas de atuação.
![]() |
Instituição de saúde abriga o Hospital-Escola IMED HC |
Para o coordenador do curso de Medicina da IMED e cirurgião digestivo, Lucas Duda Schmitz, a conquista honra os esforços do hospital em promover a qualidade e segurança na assistência, atendendo a padrões reconhecidos internacionalmente.
“O reconhecimento ao HC traduz de forma mais clara à comunidade a preocupação que a instituição tem com a gestão hospitalar responsável, que reflete na maior eficiência no cuidado dos pacientes, promovendo credibilidade aos seus serviços, demonstrando claramente todo o cuidado na gestão hospitalar, que é complexa e, muitas vezes, fica invisível atrás do cuidado direto do paciente. O campo de prática de uma Faculdade de Medicina é sua alma. Quando unimos um corpo docente dedicado, experiente e resolutivo com uma instituição que oferece condições e segurança nos resultados médicos, fica mais fácil o aluno estar estimulado ao aprendizado e querer buscar também a sua excelência.”
Fundado em 1914, o Hospital de Clínicas é a mais antiga instituição médico-hospitalar de Passo Fundo. Com a missão de promover a qualidade de vida, por meio de iniciativas que integram assistência à saúde, ensino e pesquisa, mantém, assim como a IMED, a inovação sempre presente em suas ações.
O projeto de modernização das instalações, em andamento no hospital, está qualificando o atendimento. Somente no último ano, o hospital aumentou seu corpo clínico e ampliou a capacidade de atendimento, que abrange, atualmente, mais de 30 especialidades médicas em média e alta complexidade. Ainda em 2020, realizou 17.770 internações e 281.625 atendimentos, além de 10.304 cirurgias.
Inovação na prática e no ensino
A parceria entre as duas instituições já soma 10 anos. Teve início em 2011, com o planejamento da implantação do curso de Medicina da IMED. Há quatro anos, a IMED reformou uma área interna do hospital e estruturou o Hospital-Escola. O espaço foi qualificado e preparado para servir como suporte para o ensino da Medicina e outras áreas da saúde.
No local, estão à disposição salas de aula, sala de professores, sala de reuniões, área de convivência e descanso, além de vestiários. Uma área exclusiva para os alunos da IMED, estruturada para o pleno desenvolvimento das capacidades do estudante.
Com essa estrutura, os estudantes podem também ter aulas teóricas, com mais conforto e praticidade, tanto para os alunos quanto para os professores. Um trabalho conjunto que possibilita a excelência no ensino das áreas da saúde em Passo Fundo, cidade que é considerada o terceiro polo de saúde para atendimento de alta complexidade do Sul do Brasil.
Tradição e modernidade
Além do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, outro parceiro presente no ranking é a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, considerado o 39º melhor do País. Por meio da cooperação entre o complexo de saúde e a IMED, estudantes dos cursos da área de saúde têm acesso à realidade do mercado de trabalho da profissão. Os alunos de Medicina, por exemplo, têm a possibilidade de realizar um dos ciclos do internato - que corresponde ao estágio curricular obrigatório do curso - nos hospitais da instituição de saúde.
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é o mais antigo hospital do Rio Grande do Sul e é reconhecido pela modernidade de seus processos e equipamentos. O complexo é formado por nove hospitais, destinados à prestação de serviços assistenciais. A cada ano, realiza uma média de 6 milhões de atendimentos.
Além dos já citados, também recebe destaque entre os melhores do País o Hospital Divina Providência, ocupando a 62ª posição no ranking da Newsweek. A instituição de saúde faz parte da Rede de Saúde Divina Providência, também parceira da IMED, proporcionando aos acadêmicos do Campus Porto Alegre conexão com o mercado e oportunidades de estágio, além de cooperação interinstitucional.
A matriz curricular do curso de Enfermagem, por exemplo, foi desenvolvida em parceria com a Rede, assim como com a Santa Casa, a fim de possibilitar a formação de profissionais realmente alinhados às necessidades da área.
Ao todo, a Rede Divina Providência congrega cinco hospitais no Rio Grande do Sul, ambulatório de terapias naturais e complementares (ATNC) e 35 unidades de saúde. Com mais de 3,1 mil funcionários e 3 mil médicos credenciados, realiza, ao ano, em torno de 21 mil cirurgias, 250 mil atendimentos médicos ambulatoriais e 590 mil de serviços auxiliares de diagnóstico.
Crédito da foto: José Saurin/IMED
16
abr
Estudantes do ensino médio e recém-formados receberão formação online de 280 horas para iniciar carreira na área de tecnologia e ciência da computação
16
abr
No mês de junho, ocorre o II workshop de preparação para V Seminário Internacional sobre a Teoria da Justiça de Amartya Sen
15
abr
Serão selecionadas as cinco propostas com maior número de curtidas no perfil da IMED no Instagram
12
abr
Termo de cooperação firmado entre IMED e Ministério Público do RS vai oferecer assistência jurídica para pessoas investigadas