Comunicação

Notícias

VOLTAR
16/03/2021
Newsweek classifica Hospital de Clínicas de Passo Fundo entre os melhores do Brasil

Por: Karen Vidaleti

() comentários

O HC abriga o Hospital-Escola da IMED e é o único do Norte do Estado reconhecido no ranking Best Hospitals Brazil

Parceiro da IMED no ensino voltado à área da saúde, o Hospital de Clínicas de Passo Fundo está entre os 100 melhores do Brasil. O reconhecimento vem através do ranking Best Hospitals, elaborado pela revista norte-americana Newsweek, em parceria com a consultoria global de pesquisa Statista Inc. 

A instituição de saúde, que ocupa a 74ª posição, é a única do Norte do Estado - terceiro maior polo de saúde do Sul - a figurar no ranking. Em suas instalações, abriga o Hospital-Escola IMED HC, principal estrutura de apoio ao curso de Medicina e às demais graduações da área da saúde. A pesquisa considerou a avaliação de especialistas, pacientes e indicadores da área da saúde e inclui ainda hospitais de 25 países, entre eles Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha que se destacam em suas áreas de atuação.

Instituição de saúde abriga o Hospital-Escola IMED HC

 

Para o coordenador do curso de Medicina da IMED e cirurgião digestivo, Lucas Duda Schmitz, a conquista honra os esforços do hospital em promover a qualidade e segurança na assistência, atendendo a padrões reconhecidos internacionalmente.

“O reconhecimento ao HC traduz de forma mais clara à comunidade a preocupação que a instituição tem com a gestão hospitalar responsável, que reflete na maior eficiência no cuidado dos pacientes, promovendo credibilidade aos seus serviços, demonstrando claramente todo o cuidado na gestão hospitalar, que é complexa e, muitas vezes, fica invisível atrás do cuidado direto do paciente. O campo de prática de uma Faculdade de Medicina é sua alma. Quando unimos um corpo docente dedicado, experiente e resolutivo com uma instituição que oferece condições e segurança nos resultados médicos, fica mais fácil o aluno estar estimulado ao aprendizado e querer buscar também a sua excelência.”

Fundado em 1914, o Hospital de Clínicas é a mais antiga instituição médico-hospitalar de Passo Fundo. Com a missão de promover a qualidade de vida, por meio de iniciativas que integram assistência à saúde, ensino e pesquisa, mantém, assim como a IMED, a inovação sempre presente em suas ações.

O projeto de modernização das instalações, em andamento no hospital, está qualificando o atendimento. Somente no último ano, o hospital aumentou seu corpo clínico e ampliou a capacidade de atendimento, que abrange, atualmente, mais de 30 especialidades médicas em média e alta complexidade. Ainda em 2020, realizou 17.770 internações e 281.625 atendimentos, além de 10.304 cirurgias. 

 

Inovação na prática e no ensino

A parceria entre as duas instituições já soma 10 anos. Teve início em 2011, com o planejamento da implantação do curso de Medicina da IMED. Há quatro anos, a IMED reformou uma área interna do hospital e estruturou o Hospital-Escola. O espaço foi qualificado e preparado para servir como suporte para o ensino da Medicina e outras áreas da saúde.

No local, estão à disposição salas de aula, sala de professores, sala de reuniões, área de convivência e descanso, além de vestiários.  Uma área exclusiva para os alunos da IMED, estruturada para o pleno desenvolvimento das capacidades do estudante.

Com essa estrutura, os estudantes podem também ter aulas teóricas, com mais conforto e praticidade, tanto para os alunos quanto para os professores. Um trabalho conjunto que possibilita a excelência no ensino das áreas da saúde em Passo Fundo, cidade que é considerada o terceiro polo de saúde para atendimento de alta complexidade do Sul do Brasil.

 

Tradição e modernidade

Além do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, outro parceiro presente no ranking é a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, considerado o 39º melhor do País. Por meio da cooperação entre o complexo de saúde e a IMED, estudantes dos cursos da área de saúde têm acesso à realidade do mercado de trabalho da profissão. Os alunos de Medicina, por exemplo, têm a possibilidade de realizar um dos ciclos do internato - que corresponde ao estágio curricular obrigatório do curso - nos hospitais da instituição de saúde.

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é o mais antigo hospital do Rio Grande do Sul e é reconhecido pela modernidade de seus processos e equipamentos. O complexo é formado por nove hospitais, destinados à prestação de serviços assistenciais. A cada ano, realiza uma média de 6 milhões de atendimentos. 

Além dos já citados, também recebe destaque entre os melhores do País o Hospital Divina Providência, ocupando a 62ª posição no ranking da Newsweek. A instituição de saúde faz parte da Rede de Saúde Divina Providência, também parceira da IMED, proporcionando aos acadêmicos do Campus Porto Alegre conexão com o mercado e oportunidades de estágio, além de cooperação interinstitucional. 

A matriz curricular do curso de Enfermagem, por exemplo, foi desenvolvida em parceria com a Rede, assim como com a Santa Casa, a fim de possibilitar a formação de profissionais realmente alinhados às necessidades da área.

Ao todo, a Rede Divina Providência congrega cinco hospitais no Rio Grande do Sul, ambulatório de terapias naturais e complementares (ATNC) e 35 unidades de saúde. Com mais de 3,1 mil funcionários e 3 mil médicos credenciados, realiza, ao ano, em torno de 21 mil cirurgias, 250 mil atendimentos médicos ambulatoriais e 590 mil de serviços auxiliares de diagnóstico. 

Crédito da foto: José Saurin/IMED

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia