Comunicação

Notícias

VOLTAR
13/12/2018
Mestrandos do PPGD lançam livros sobre Direitos Humanos e Globalização

Por: Francine Tiecher

() comentários

Os alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – PPGD da IMED lançaram dois livros em forma de coletânea de artigos científicos, que foram produzidos a partir das pesquisas realizadas ao longo do mestrado com os temas centrais “direitos humanos” e “globalização”.

O título “Direitos Humanos Contemporâneos” foi organizado pelas mestrandas Cássia Daiane Maier Gloger, Cristina Carla Rodrigues e Isadora Benvenuti de Mattos.  Cássia comenta que a obra é o resultado teórico dos estudos desenvolvidos pelos discentes do PPGD e demonstra uma pesquisa séria e comprometida com problemáticas jurídicas importantes: os Direitos Fundamentais na atualidade. 

A mestranda destaca ainda que, no momento atual, “precisamos desenvolver estudos e regulamentação dos efeitos que o avanço científico repercute para o ser humano, no âmbito dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana como diretriz norteadora. Assim, terá como foco principal o princípio da dignidade humana, importante função central e unificadora do sistema jurídico, essência finalística de todo e qualquer Estado Democrático de Direito. O livro tem por tema Os Direitos Fundamentais Contemporâneos, sendo dedicado à análise da dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais e sua irradiação para vários ramos jurídicos, como a proteção da pessoa nos meios de comunicação, na realidade do sistema penitenciário brasileiro, nos movimentos sociais pós 1988, no desenvolvimento sustentável, no ativismo judicial e nas políticas públicas, instigando o leitor a essas questões que norteiam a nossa atualidade”, frisa.

Já a obra "A globalização e a garantia dos Direitos Sociais no Século XXI" foi organizada pelas mestrandas Aline Laís Rech de Melo, Camila Avila da Fonsceca e Tatiana Aparecida Pedro Knack. Para Tatiana, participar da organização dos artigos da Turma de mestrandos 2017, foi um momento ímpar para todos colegas do PPG, pois a troca de conhecimentos em suas maiores diversidades e pontos de vistas sempre possibilita a ampliação de conhecimento, objetivo alcançado na finalização da organização, tendo em vista que possibilitará a todos os leitores uma visão ampla dos mais diferentes assuntos sociais atuais, elencados em ambos os livros.

Se interessou pelos temas das publicações? Os títulos podem ser adquiridos em formato de e-book pelos links: Direitos Humanos Contemporâneos - CLIQUE AQUI e A globalização e a garantia dos Direitos Sociais no Século XXI - CLIQUE AQUI.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia