Comunicação

Notícias

VOLTAR
15/06/2020
Mestrados da IMED estão com inscrições abertas

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Processo seletivo abrange programas em seis áreas do conhecimento e terá suas etapas conduzidas no ambiente digital

Com o entendimento de que propagar e estimular o conhecimento científico são bases para o desenvolvimento humano, econômico e social, a IMED abre seleção para as turmas de 2020/2 dos seus Mestrados Acadêmicos. Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu - todos reconhecidos pela CAPES - são oferecidos em seis áreas do conhecimento: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia. As inscrições são gratuitas e começam nesta segunda-feira (15), através do site da instituição.

“Os mestrados da IMED ofertam uma formação diferenciada, voltada para a aplicação dos métodos e conhecimentos científicos na prática profissional, tanto no ambiente corporativo quanto para aqueles que buscam uma inserção mais direta na docência e na pesquisa. Tendo o empreendedorismo e a inovação como temáticas transversais, nossos cursos trabalham competências comportamentais e técnicas essenciais para o atual cenário profissional, em constante modificação”, ressalta a Diretora de Pós-graduação Stricto Sensu e Pesquisa da instituição, Caroline Calice da Silva.

Assim como ocorre com a graduação, o processo seletivo será conduzido no ambiente online. A seleção contará com as provas e/ou entrevistas, a serem agendadas diretamente pelo coordenador do curso, através de e-mail. A divulgação de resultados se dará pelo mesmo canal, bem como o agendamento de matrículas. Com duração de 24 meses, as aulas têm início programado para agosto de 2020. A data-limite para inscrições é 31 de julho de 2020. 

 

 

Conheça os mestrados oferecidos:

Administração

Criado em 2014, o Curso de Mestrado em Administração qualifica profissionais para três áreas de atuação: docência; pesquisa aplicada e formação de gestores com habilidades analíticas e comportamentais. Perfil do egresso focado na fluência tecnológica, capacidade de trabalho em equipe, empreendedorismo e inovação. As linhas de pesquisa oferecidas são: Estudos organizacionais e contemporâneos, e Gestão estratégica e relações com o mercado.

Arquitetura e Urbanismo

O PPGARQ contempla o “Projeto Em Arquitetura E Urbanismo” como objeto de estudo e de reflexão teórico-prática para a análise e descrição dos ciclos de formação, transformação e inovação e métodos de investigação, projetação e gestão das edificações e do ambiente construído, agregando novas tecnologias para a proposição de soluções aos problemas contemporâneos associados aos lócus de intervenção profissional. São oferecidas duas linhas de pesquisa: Morfologia, usos e apropriações das edificações e dos espaços construídos; e Tecnologia, projeto e gestão do ambiente construído.

Direito

O Curso de Mestrado em Direito é oferecido desde 2013 e qualifica profissionais para a docência; pesquisa aplicada e formação de atores jurídicos com habilidades indispensáveis à solução dos desafios que se apresentam na contemporaneidade. Assim, desenvolve estudos e pesquisas que buscam compreender os fundamentos do direito, da democracia e da sustentabilidade no mundo contemporâneo; bem como analisar de que forma a legislação nacional, as normas internacionais, as estratégias e os instrumentos decorrentes de políticas públicas e privadas são capazes de garantir efetividade ao direito, à democracia e à sustentabilidade. São linhas de pesquisa: Fundamentos do Direito, da democracia e da sustentabilidade, e Efetividade do Direito, da democracia e da sustentabilidade.

Engenharia Civil

O Mestrado em Engenharia Civil tem como principal enfoque a sustentabilidade dos diversos setores produtivos atendidos pela área da Engenharias I e a busca do desenvolvimento gerencial e tecnológico de modo a atingir níveis de desempenho superiores no setor da construção. Além disso, os estudos desenvolvidos no mestrado estão voltados à minimização da geração de resíduos, ao desenvolvimento de novos materiais e aos processos inovadores. Linhas de pesquisa: Gestão da construção e desempenho das edificações, e Desenvolvimento de produtos e tecnologias de processos para a construção.

Odontologia

O Programa de Mestrado em Odontologia visa capacitar e qualificar profissionais para a atuação na Clínica, docência e pesquisa aplicada de forma crítica e integrada, proporcionando a formação de sujeitos com habilidades e competências fundamentais para a solução de desafios do mundo contemporâneo, com foco na inovação e no empreendedorismo. Linhas de pesquisa: Propriedades físicas, químicas e biológicas dos materiais odontológicos e estruturas dentárias; e Fatores ambientais, psicossociais, sistêmicos e locais em diferentes desfechos odontológicos.

Psicologia

O Mestrado em Psicologia tem como objetivo contribuir com o avanço da psicologia como ciência e profissão, além de capacitar para o exercício da docência, da pesquisa e da gestão do ensino superior. As suas atividades enfocam o aprimoramento da visão crítico-reflexiva e oferecem um espaço multidisciplinar para a geração e troca de conhecimento acadêmico e científico, estimulando a interdisciplinaridade e o intercâmbio com outras instituições e a sociedade. São linhas de pesquisa: Organizações, avaliação e intervenções psicossociais; e Saúde, avaliação e intervenções.

comentários sobre esta Notícia