Comunicação

Notícias

VOLTAR
22/02/2021
Medicina da IMED sob nova coordenação

Por: Vilmarise Franceschi

() comentários

O Cirurgião do aparelho digestivo Lucas Duda Schmitz assume a gestão do curso aproximando acadêmicos da ciência e da comunidade

O curso de medicina da IMED formou a primeira turma no final de 2020 em Passo Fundo. Foram mais de 30 novos médicos que já estão atuando e ampliando seus conhecimentos em programas de residência pelo país afora.  Agora, o curso passa a contar com a coordenação do médico, cirurgião do aparelho digestivo Lucas Duda Schmitz, que anteriormente coordenava o programa de internato médico junto ao Hospital Escola IMED-HC.

Com 20 anos de experiência na profissão, Schmitz é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, mestre em medicina pela Universidade Federal do PR, especialista em cirurgia do aparelho digestivo pela mesma instituição e pós-graduado em gestão de serviços de saúde pela IMED. Professor do curso de medicina e da residência Médica de Cirurgia Geral do Hospital de Clínicas de Passo Fundo.

O curso tem foco no desenvolvimento de atitude humanística, mas segundo Schmitz, não descuida da utilização equilibrada da digitalização em favor do paciente. Por conta disto, os temas ligados à inovação e empreendedorismo já são frequentes. “Precisamos de médicos com olhar humano, mas atentos às tecnologias e inovações que podem garantir mais qualidade de vida ao paciente”, afirmou o coordenador.

Segundo Schmitz, os alunos serão cada vez mais engajados em projetos de desenvolvimento de novas tecnologias e conectados com estudantes de outros cursos, que possam contribuir para os avanços e desenvolvimento de novos produtos para a medicina. “ Nosso cotidiano vem nos mostrando a necessidade da ciência cada vez mais próxima das pessoas, na busca de resolver demandas que surgem a todo tempo. Queremos que os alunos da medicina da IMED participem ativamente na busca de soluções, especialmente em parceria com o HC e hospitais onde realizam suas práticas”, disse.

Desde o lançamento, o curso de medicina da IMED oferece uma estrutura diferenciada para os estudantes, que contam com simuladores humanos realísticos de alta tecnologia, laboratórios para a realização de práticas, além do Hospital Escola IMED HC, uma estrutura física dentro da unidade hospitalar, que oferece salas de aulas, salas de estudos e áreas de descanso exclusivas para os alunos dos cursos de saúde da IMED.

O processo seletivo para o curso de medicina da IMED ocorre uma vez por ano, e a transferência para o curso tem 2 editais anuais, conforme a disponibilidade de vagas. Novo processo seletivo será realizado no final de 2021, para ingresso em 2022.

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia