Comunicação

Notícias

VOLTAR
29/11/2021
Maratona da inovação: soluções inovadoras para problemas reais

Por: Eduarda Perin

() comentários

Promovido pela IMED, evento reuniu células de inovação de empresas parceiras para desenvolver negócios inovadores


Em 12h de imersão, a Maratona da Inovação realizada pela IMED no último sábado, dia 27 de novembro, resultou em cinco soluções inovadoras criadas do zero: Pride, Start Acompanha, Infinity Learner, Sys Control e Pre-v Save.

As soluções foram desenvolvidas a partir de uma metodologia que inicia com o compartilhamento de ideias e segue com a exploração, validação e apresentação das propostas. 

O evento – realizado pelo Hub de Inovação da instituição – reuniu mais de 60 pessoas entre participantes, mentores, organizadores e jurados. Entre as empresas participantes estavam Oniz Distribuidora, FertiSystem, Forza, IMED, Metasa e Coprel.

“Reunimos várias das células de inovação das empresas do grupo Aliança Empresarial Norte RS e de parceiros de negócio para desenvolver projetos inovadores. Foram diversos workshops como exploração, validação e pitch, além da apresentação das ideias para uma banca e a premiação dos três negócios mais inovadores e viáveis”, destacou o head do Hub de Inovação da IMED, Glauber Signori. 

Entre os 40 inscritos, a analista de Gestão de Pessoas, Júlia Tomedi, destacou os motivos que a fizeram participar do desafio: “Eu sempre tive muitas ideias, mas elaborar elas, fazer virarem coisas reais está sendo muito novo, então essa é a minha expectativa principal: ganhar conhecimento para fazer as ideias saírem do papel de vez”, destacou. 

A supervisora de Desenvolvimento Organizacional da Oniz Distribuidora, Karen Castanho, também esteve entre os participantes. Para ela, o evento proporcionou o desenvolvimento de soluções que podem, de fato, serem implementadas dentro das empresas. “A gente quer essa troca, ter novos conhecimentos e novas visões para problemas que talvez a gente não enxergue as soluções”, comentou. 

Para construir os negócios do zero, os participantes contaram com a ajuda de mentores com experiência de mercado. “É muito bacana ajudar pessoas de empresas tradicionais, empresas grandes, a pensarem fora da caixa, a pensarem de forma diferente nos desafios do seu dia-a-dia e, mais ainda, a transformarem suas ideias em negócios viáveis”, destacou Alessandra Morais, consultora de negócios da WhyDea e mentora na Maratona da Inovação. 

Após criar e validar suas ideias, com o auxílio dos mentores, as equipes apresentaram as propostas inovadoras para uma banca de jurados, formada pela CEO das empresas de tecnologia Splora e SimpleBot, Adriana Da Leve, pelo consultor e sócio da Aport Empresarial, Alessandro Becker, e pelo vice-presidente de Operações da IMED, William Zanella. A banca avaliou o potencial de inovação, a viabilidade e a coerência das propostas.

A equipe vencedora apresentou a solução Pride, que pretende levar diversidade para dentro das organizações. “A participação foi um desafio porque, realmente, pensar em soluções inovadoras fora da caixa em um curto período de tempo é algo que é atípico, então é bem desafiador”, destacou Douglas de Oliveira, da empresa Forza, membro da equipe vencedora. Para ele, a premiação mostra que é possível realizar um trabalho de qualidade mesmo em um curto espaço de tempo. “Estou muito feliz e impressionado com a metodologia utilizada pela Maratona”, finalizou. 

Além da Pride, o pódio foi formado pela ideia Start Acompanha, que busca oferecer ao usuário o acompanhamento da sua jornada como cliente e, em terceiro lugar, a startup Infinity Learner, plataforma de educação permanente para organizações.

Assista o vídeo e confira o que rolou durante o evento:

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia