Comunicação

Notícias

VOLTAR
28/05/2020
Maio Vermelho debate a prevenção do câncer de boca

Por: Daniel Santos

() comentários

Webinar reuniu profissionais de saúde para capacitação sobre tratamento e prevenção da doença

O câncer de boca é o quinto tipo com maior incidência no mundo. No Brasil, ocupa a quinta posição entre os homens e a sétima entre as mulheres. Para esclarecer informações sobre a doença, conscientizando a população acerca da importância das medidas de prevenção, o curso de Odontologia da IMED promove a campanha Maio Vermelho.

A ação ocorre pelo terceiro ano na instituição e nesta edição reuniu os campi Passo Fundo e Porto Alegre em ações conjuntas. “A estratégica proposta para a mudança em relação aos indicadores desta doença é, em primeiro lugar, incentivar a prática do autoexame da boca e informar as pessoas sobre o risco do uso do tabaco e do álcool. Em segundo lugar, propõe-se capacitar os cirurgiões-dentistas para uma melhor avaliação, de forma mais efetiva, na detecção precoce do câncer de boca, reforçando as ações de medidas para a Prevenção Primária e Secundária, sendo determinantes para os profissionais da rede pública e particular. E, a terceira proposta, é produzir uma ação contínua e permanente que gere e reforce a comunicação com a população, envolvendo as instituições e setores em atividades de educação em saúde”, destaca a professora coordenadora da iniciativa, Alexandra Silveira que mediou o encontro online desta quarta-feira, 27.

O webinar com o tema ‘O que você, Profissional da Saúde, pode ajudar nesta doença? ’ocorreu de forma muldisciplinar e contou com as considerações da médica Júlia Pastorello, do psicólogo Cristiano Pereira de Oliveira, do cirurgião dentista Juliano de Abreu e da enfermeira Fernanda Pautasso.

Assista à integra do webinar 

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia