Como Logar?

Comunicação

Notícias

VOLTAR
13/06/2018
Lídera: Uma história construída com respeito e organização

Por: Liliana Crivello

() comentários

Um projeto no qual a IMED atua como mantenedora por entender que os objetivos estão alinhados com sua proposta de valor ao promover o empreendedorismo e inovação, e por consequência o desenvolvimento da cidade e região. Assim é a Associação de Mulheres Empreendedoras, Lídera, que surgiu a partir de conversas informais entre mulheres que tinham como sonho deixar um legado, uma marca para serem lembradas, realizou-se um movimento organizado que buscou identificar se este objetivo era compartilhado por um número maior de mulheres.

Em 2015 os encontros foram chamados de confraria, cuja ideia inicial era oferecer momentos de desconexão com a luta diária por reconhecimento e ao mesmo tempo oferecer um espaço descontraído para a discussão de temas como os desafios das mulheres no mercado de trabalho. Porém, a partir das reuniões, se percebeu a necessidade de formar uma associação estruturada, que pudesse oportunizar mais do que momentos de lazer e diversão, mas também proporcionasse momentos de aprendizado e desenvolvimento de suas integrantes.

Com este objetivo, algumas destas mulheres coordenaram a busca de cases semelhantes no mercado e exemplos de sucesso que se conectassem com as necessidades identificadas nos encontros informais.

Em dezembro de 2017, o grupo realizou um evento piloto no Vila Vergueiro Hotel, aberto para a sociedade de mulheres empreendedoras da cidade e região. Nesta oportunidade, a troca de experiências sobre empreendedorismo feminino se deu com a apresentação do case de Bianca Biancini e posterior exposição da ideia de formar uma associação com foco na mulher. Em paralelo, foi efetuada uma pesquisa para mapear as expectativas e carências das mulheres em relação a temas de seu cotidiano e seu possível engajamento a um grupo cujo objetivo principal seria a promoção de negócios e o fortalecimento da mulher no mercado de trabalho.

Com estes dados em mãos, foi criado um comitê para representar estas mais de 200 mulheres que mostraram afinidade com a proposta. Naturalmente, o grupo inicial permaneceu ativo neste comitê, se somando a ele algumas mulheres cujo conhecimento/experiência poderiam contribuir com a conformação de uma associação estruturada, com fundamentos sólidos, a fim de ter respaldo em ações futuras.

Com a missão de promover um ambiente de evolução e desenvolvimento de mulheres, focado no empreendedorismo, liderança e inovação, o trabalho de construção da associação compreendeu o planejamento estratégico, pesquisas de viabilidade, contatos com entidades do poder público e privado, alinhamento de objetivos e foco de atuação. Documentos como estatuto e normas de conduta respaldam o posicionamento de realizar um projeto sustentável e responsável. A marca “LÍDERA – Associação de Mulheres Empreendedoras” foi pensada com base nos conceitos branding, que embasam o posicionamento e proposta de valor, definindo os objetivos da comunicação e suas ações.

Este último período também foi de busca por mantenedores que aceitassem o desafio de apostar num projeto que ainda estava em construção. E felizmente, a Lídera conseguiu adeptos! Até o momento, marcas como IMED e Forza apostam no sucesso do projeto.

Sustentada pelos pilares Empreendedorismo e Negócios; Bem-Estar e Social, a associação busca atender aos anseios da mulher empreendedora por meio da promoção de workshops, networking, cursos e eventos, formatados para disseminar a cultura da liderança entre as mulheres de Passo Fundo e região.

Documentado em seu estatuto, a Associação conta com um organograma que compreende um Conselho (Presidência e Diretoria), Junta Diretiva (Comitê Gestor) e Conselho Fiscal.

 

O que pretende fazer

A Associação das Mulheres Empreendedoras se utilizará da expertise das mulheres associadas, para promover ações de socialização destas experiências, oportunizando conhecimento, motivação, promoção, capacitação e fortalecimento coletivo das estratégias sociais, prioritariamente dirigidos às mulheres expostas a vulnerabilidades, incluindo a financeira, visando a autonomia econômica, oportunidades em um contexto geral e equidade a todas às mulheres.

Sustentada pelos pilares Empreendedorismo e Negócios; Bem-Estar e Social (descritos abaixo) a associação busca atender aos anseios da mulher empreendedora por meio da promoção de workshops, networking, cursos e eventos, formatados para disseminar a cultura da liderança entre as mulheres de Passo Fundo e região.

Empreendedorismo e Negócios: visa estimular e oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências para o fortalecimento da atuação feminina em áreas como o empreendedorismo, negócios e inovação.

Bem-Estar: busca atender diferentes anseios e necessidades disponibilizando/compartilhado conteúdos que promovam: autoconhecimento, espiritualidade, alimentação saudável, gestão de carreira/tempo, diversão, sedução, marketing pessoal.

Social: tornar-se referência e foça inspiradora para o crescimento pessoal e profissional de mulheres em estado de vulnerabilidade social ou mulheres envolvidas com este público, como forma de fortalecer sua autoestima e possibilitar que se tornem protagonistas de seus próprios direitos. Especialmente na condução deste pilar, o objetivo não é criar algo novo, mas aliar o conhecimento e expertise da associação aos projetos que já estão pautados como necessários às comunidades do entorno. Diante disso, nasce o projeto “Mulheres em Ação”, em parceria com o Ministério Público, na busca de construir a inclusão da mulher em uma oportunidade de empreender, tirando-as do desemprego, da situação de dependência financeira, ampliando possibilidades de renda principal ou extra às famílias, culminando na autoestima e na capacidade de produzir o próprio sustento. Outro projeto que pode ser destacado é o “Cuidar de quem cuida”, que promoverá a participação de um grande número de mulheres em encontros conduzidos por equipes técnicas que buscarão desenvolver as habilidades necessárias para o atendimento qualificado dos serviços voltados ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade.

No último dia 04 de junho ás 17h reuniram-se para discutir sobre o fechamento do planejamento estratégico, definição da marca e estatuto no Coworking elaborado pela Finger e Requinte móveis, no TI ME  Escape Game, em frente a IMED. No final do mês de julho será realizado um evento com o grande grupo e convidadas para apresentação dos resultados e associação das mulheres interessadas em fazer parte da Lídera.

 

Fotos: Liliana Crivello/IMED

 

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia