Comunicação

Notícias

VOLTAR
11/11/2019
Josep Piqué é o convidado da próxima FutureGov Conference, da IMED

Por: Karen Vidaleti

() comentários

Após abordar inovação, educação, segurança pública e saúde, última edição do evento em 2019 irá tratar sobre cidades inteligentes

Considerado um especialista em transformar cidades em verdadeiros ecossistemas de inovação, o espanhol Josep Miquel Piqué é o convidado da próxima FutureGov Conference, promovida pela IMED. Após propor debates em busca de soluções relativas à inovação, educação, segurança pública e ao futuro da saúde, o evento, que é uma iniciativa do Centro de Inovação e Governança em Políticas Públicas (FutureGov) da Instituição, abordará os desafios e as oportunidades que envolvem as cidades inteligentes. Gratuito e aberto ao público, o encontro será em 4 de dezembro, às 19h30, no teatro do Campus Porto Alegre (Rua Dona Laura, 1020 - Mont’Serrat).

Piqué é consultor internacional do Pacto Alegre, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP) e presidente de La Salle Technova Barcelona. Entre as ações pelas quais é reconhecido está atuação como mentor do [email protected], em Barcelona. A iniciativa revitalizou cerca de 200 hectares de uma área industrial, a transformando em um celeiro de inovação. Na área, hoje habitam empresas focadas no desenvolvimento de tecnologias e soluções voltadas ao urbanismo, educação, mobilidade, sustentabilidade e que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.

O coordenador do FutureGov, professor Eduardo Pazinato, lembra que as Conferences foram concebidas pela IMED em 2019 com o propósito de potencializar o debate público sobre temas centrais para a sociedade, considerando papel social da universidade. “A IMED acredita que o encontro e o diálogo entre diferentes na diversidade são uma conquista civilizatória fundamental! Talvez por isso nossas Conferences tenham reunido mais de 1000 pessoas e quase uma centena de diferentes instituições públicas e privadas, da sociedade civil, de organismos internacionais, de movimentos sociais, entre outros, que acorreram ao teatro do Campus da IMED em Porto Alegre (ou pelas redes sociais) para debater e encontrar soluções inovadoras voltadas a melhorar a vida das pessoas”, observa.

Para ele, ao longo do ano, conseguiu-se estabelecer e ampliar as conexões, mesmo em um contexto marcado pelo forte acirramento e conflitualidade social e fomento ao ódio e à intolerância. “(...) o FutureGov/IMED assentou as bases para a realização de inúmeras atividades de pesquisa aplicada, extensão universitária e educação profissional em 2020, aprofundando o compartilhamento e a crítica de boas práticas (cases) no campo das políticas públicas nas áreas da educação, da segurança pública, da saúde, das cidades (inteli)gentes e para gentes, etc.! Participe! Venha para a nossa derradeira Conference de 2019, que contará com novidades, novas parcerias institucionais com a IMED no Rio Grande do Sul”, conclui.

 

Serviço:
O que: FutureGov Conference - Cidades inteligentes para quem?

Quando: 04 de dezembro (quarta-feira), às 19h30

Onde: Teatro da IMED Campus Porto Alegre (Rua Dona Laura, 1020 - Mont’Serrat)

Inscrições: http://bit.ly/FutureGovCidades

 

Relembre as edições anteriores:

Educação é premissa para a inovação, concluem debatedores da FutureGov na IMED

Evolução da educação requer diálogo, colaboração e capacitação

Segurança Pública: secretário e antecessores defendem foco em governança, união e responsabilidade

Lideranças defendem paciente no centro e olhar econômico sobre a saúde

Galeria de Imagens
comentários sobre esta Notícia