Como Logar?

30/05/2017
Instituições se reúnem e criam a Associação Pró-Cluster Saúde de Passo Fundo

Por: Bruna de Mattos

Passo Fundo é considerado polo na área da saúde pela atuação dos hospitais de referência existentes na cidade, bem como por possui três instituições de ensino superior ofertando curso de medicina, três ofertando curso de odontologia, além das diversas escolas que formam profissionais da enfermagem.

Diante deste cenário, o município se une, através das instituições Hospital São Vicente de Paulo, Hospital da Cidade de Passo Fundo, Hospital Prontoclínica, Instituto de Ortopedia e Traumatologia - IOT, Hospital Ortopédico - HO, Universidade de Passo Fundo, IMED, FASURGS e Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo - ACISA, juntamente com um conjunto de outras organizações para a criação da Associação Pró-Cluster Saúde de Passo Fundo.

A abertura oficial dos trabalhos do Cluster foi realizada nesta segunda-feira (29/05) em evento realizado na Acisa e que contou com a presença de representantes de todas as instituições citadas, bem como membros da sociedade e imprensa.

Dentre os objetivos fundamentais do Cluster, destaca-se a promoção da área da Saúde de Passo Fundo, através da inovação, da qualificação e da modernização das empresas e organizações do setor, fomentando a sustentabilidade, a internacionalização e a melhoria da competitividade empresarial, através da cooperação entre empresas, hospitais, instituições de ensino e pesquisa, centros tecnológicos e outras entidades do setor, contribuindo para o desenvolvimento das potencialidades econômicas e sociais da cidade de Passo Fundo.

Conforme o Diretor Geral da IMED e Diretor Financeiro da Associação Pró-Cluster da Saúde de Passo Fundo, Eduardo Capellari, esse movimento realizado por instituições privadas de Passo Fundo é um passo frente ao desenvolvimento e incentivo a pesquisa e tecnologia na área da saúde, por meio de um novo modelo econômico proposto pelo Cluster.

O Prefeito Municipal de Passo Fundo, Luciano Azevedo destacou que Passo Fundo já é reconhecida em outros estados pelo serviço prestado na área da saúde e a implantação do Cluster vem a somar com o crescimento e desenvolvimento do setor.

As atividades do Cluster já estão em funcionamento com a realização de uma pesquisa desenvolvida pela Produttare Consultoria.