15/03/2017
Inaugurado novo campus da IMED em Porto Alegre

Por: Bruna de Mattos

A IMED inaugurou nesta terça-feira (14/03) o novo Campus Porto Alegre, em um evento que reuniu alunos, professores, quadro técnico-administrativo, comunidade, políticos, imprensa e amigos. Com um ambiente moderno e descontraído, integrando espaços de convivência à natureza, a nova estrutura, localizada na Rua Dona Laura, 1020, nos altos do bairro Mont’Serrat, faz parte do projeto de expansão na Capital. Recentemente, a instituição conquistou conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), que mede o desempenho das instituições de ensino superior no Brasil, ficando entre as 17,78% que possuem conceito 4 e 5.

Com o objetivo de criar um ambiente disruptivo, as áreas foram pensadas de forma a surpreender e instigar os estudantes. Com uma estética que alia soluções arquitetônicas modernas, mas com um toque sóbrio em termos de cores e acabamentos, o intuito é permitir sua ocupação de forma criativa, livre e pouco convencional.

A fim de proporcionar um melhor aproveitamento da estrutura existente, as salas de aulas estão localizadas no prédio principal. Já os laboratórios que darão suporte aos cursos de engenharia e odontologia foram alocados na área onde antes existia um ginásio de esportes. Pela dimensão do campus, buscou-se uma solução que integrasse os espaços, criando um sentimento de unidade. Quanto aos materiais escolhidos para envolver a estrutura, madeira clara, aço corten e acabamentos em concreto à vista fizeram parte da cartela, que torna o local agradável, leve e com uma pegada industrial.

O projeto arquitetônico também reflete o próprio posicionamento da IMED, “Inspirar e transformar”. Os espaços foram cuidadosamente trabalhados para inspirar alunos, professores e equipe, a fim de instigar o pensamento e possibilitar a transformação de ideias. Para o Diretor Geral da instituição, Eduardo Capellari, a inauguração do Campus Porto Alegre em 2017 atende a dois vetores estratégicos definidos para o período. “O primeiro deles, vinculado à possibilidade de expansão do número de alunos de graduação e pós-graduação e, objetivamente, da receita da instituição. O segundo, de maior amplitude, é o alinhamento da IMED à capital dos gaúchos como plataforma de construção do conhecimento e mobilização de ideias, tendo Porto Alegre como centro dos debates a respeito do futuro econômico e político do Estado do RS e do Brasil”, destaca Capellari.

Com investimento de aproximadamente R$12 milhões, a unidade iniciou o período letivo de 2017 com cursos de pós-graduação na área do Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia, bem como os cursos de graduação em Direito e Filosofia. A expectativa para este ano é contar também com a oferta dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia, que devem ser oferecidos no processo seletivo previsto para novembro. “Vivemos uma época de intensas mudanças e acreditamos que a IMED, por meio das suas marcas – excelência no ensino e na pesquisa e formação de empreendedores – contribuirá na formação dos líderes demandados pela sociedade”, define Capellari.