13/05/2020
IMED traz novidades para o processo seletivo 2020/2

Por: Karen Vidaleti

Candidatos poderão escolher entre utilizar a nota do Enem ou realizar a prova de redação online

Quem deseja ingressar no Ensino Superior, no segundo semestre de 2020, poderá se inscrever, em breve, no Processo Seletivo (Vestibular) da IMED: as inscrições serão abertas a partir do dia 25 de maio. Em razão de pandemia do novo coronavírus e atendendo às orientações dos órgãos de saúde, que visam reduzir a propagação da doença, o processo passou por algumas adaptações. Ao se inscrever, os interessados poderão optar entre duas opções: realizar a prova de redação online ou utilizar a nota do Enem, modalidade que teve a sua abrangência ampliada.

As inscrições serão recebidas até às 23h59 do dia 2 de julho de 2020, através do endereço seletivo.imed.edu.br. Serão oferecidas vagas para os cursos de graduação em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia da Produção, Engenharia Mecânica, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia, nos campi Passo Fundo e Porto Alegre.

"Pensar soluções para problemas reais está na essência da IMED e dos nossos cursos, assim como a cooperação, o trabalho em equipe, a capacidade de comunicar e lidar com as novas tecnologias. A forma como preparamos esse processo seletivo reflete todas essas habilidades, que são as mesmas que nos esforçamos para transmitir aos nossos alunos diariamente”, afirma o Vice-presidente Acadêmico da IMED, William Zanella.

Enem

Para que mais pessoas possam participar do processo seletivo e concorrer a uma vaga nos cursos de graduação, a IMED ampliou o número de edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) cujas notas poderão ser utilizadas, passando de três para os seis últimos anos da prova. Dessa forma, os candidatos que prestaram o exame em 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019 poderão optar por concorrer a uma vaga utilizando o desempenho obtido no exame. As notas serão importadas do site oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), cabendo ao candidato indicar apenas um ano de referência para fins de inscrição. Ao optar por essa modalidade, o inscrito fica dispensado de realizar a prova de redação online.

Prova de redação

A prova será realizado em 4 de julho de 2020, com a possibilidade de agendamento em dois horários: 9h e 14h para os campi Passo Fundo e Porto Alegre. O candidato irá realizá-la por meio do link disponível no edital, correspondente ao campus escolhido no momento da inscrição. Os participantes terão duas horas para desenvolver um texto dissertativo. Serão avaliados os seguintes critérios: Conteúdo (40%); Estrutura (30%); e Expressão Linguística (30%).

Resultados

Os candidatos poderão conferir o resultado a partir das 10h do dia 6 de julho, no portal de inscrições. Na ocasião, serão disponibilizadas informações referentes a desempenho acadêmico (nota e classificação) da prova tradicional e do Enem no processo seletivo.